Objetivos das UC:
- Refletir sobre a posição da Criminologia, perspetivada enquanto campo de teorias e de práticas, no campo do conhecimento, a partir da análise das suas relações com outras disciplinas do saber, em particular com as ciências sociais e humanas.

- Situar a evolução do pensamento criminológico no seio das transformações dos sistemas de pensamento.

- Conhecer as grandes tradições epistemológicas e ser capaz de desenvolver grelhas de análise epistemológica e de as aplicar na abordagem das perspectivas sobre o fenómeno criminal.

- Desenvolver uma perspetiva epistemológica sobre o pensamento criminológico.

- Perspetivar os métodos de investigação e as práticas de intervenção em Criminologia em termos epistemológicos e adquirir os conhecimentos e competências necessárias à fundamentação epistemológica de orientações e opções metodológicas e práticas.

No final do semestre, Os estudantes devem ser capazes de desenvolver a abtração e a reflexão em torno de temas centrais da Criminologia, integrando diferentes pontos da matéria aprendida ao longo da licenciatura, operando criticamente em relação aos saberes assim adquiridos e posicionando-os numa perspetiva de reflexão sobre a produção do saber criminológico.
Período: 1ºSemestre
Esta unidade curricular complementa os conhecimentos transmitidos em Estatística Aplicada I.
Com esta unidade curricular, pretende-se que os estudantes solidifiquem e aprofundem os conhecimentos de estatística e que fiquem habilitados a compreender e a interpretar bem os resultados de análise quantitativa presente na literatura científica. Pretende-se ainda que os estudantes, em investigação própria, fiquem capazes de selecionar os instrumentos de análise estatística mais adequados a problemas de análise de dados com que se deparem. Finalmente, pretende-se ainda que os estudantes fiquem habilitados a utilizar, de forma extensiva, software de análise estatística, como sejam o IBM SPSS Statistics, o JASP, e o R.
Período: 1ºSemestre