A UC de TFCII é una unidade transversal do 5º ano MIMED-FMUP que está articulada com outras áreas da Medicina e que tem como objetivo principal dotar o aluno de capacidade critica e de competências de prescrição terapêutica .
- Trainer/in: Eliana Jose Vale Aguiar
- Trainer/in: Ana Isabel Reis e Melo Pereira Alves
- Trainer/in: Maria Augusta Vieira Coelho
- Trainer/in: Marta Fernanda Reina Couto
- Trainer/in: Fernando José Magro Dias
- Trainer/in: Maria Manuela Fernandes Estevinho
- Trainer/in: João Manuel Borges Ferreira
- Trainer/in: José Pedro Reis Cabral Pinto Lopes
- Trainer/in: Sofia Beatriz Loureiro Marques de Vasconcelos Magina
- Trainer/in: Roberto Rodrigues Pinto
- Trainer/in: Luis Manuel Pedrosa do Vale
Período: Sem Período
- Trainer/in: Susana Maria de Sousa Almeida
- Trainer/in: Patrick Alexandre Barbosa Alves
- Trainer/in: Lídia Sousa Bom
- Trainer/in: Eduardo Palha Fernandes
- Trainer/in: Lia Paula Nogueira Sousa Fernandes
- Trainer/in: María Aurora Cortiñas Otero
- Trainer/in: Maria Constança de Freitas Fernandes Hipólito Reis
- Trainer/in: Mário Gomes de Abreu Viana
Período: Sem Período
Esta unidade curricular tem como objetivo promover o contacto dos estudantes com a perspetiva populacional e comunitária da Saúde e com a prática desta especialidade médica. Desse modo, permite contactar com profissionais de Saúde Pública, compreendendo o âmbito da sua intervenção, as estratégias e ferramentas utilizadas, e reconhecendo a sua relevância na promoção da saúde e prevenção da doença, em diálogo com outras especialidades médicas, entidades e cidadãos.
Esta unidade curricular complementa o percurso curricular que ao longo do Mestrado Integrado de Medicina compreendeu, entre outras, a formação teórico-prática em Saúde das Populações, Epidemiologia Geral, Epidemiologia Clínica e Bioestatística.
Considerando o espaço temporal disponível para a realização da Unidade Curricular, e de acordo com as atividades com que tenham contactado, pretende-se que no final os estudantes conheçam os aspetos essenciais do planeamento em saúde, incluindo diagnóstico, priorização, seleção de estratégias, implementação e avaliação de projetos, programas e planos de saúde, vigilância epidemiológica de doenças de notificação obrigatória e vigilância e promoção da saúde ambiental.
Assim, no final desta unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
I. Observar a Saúde sobre uma perspetiva populacional, tendo em conta não só os determinantes de saúde mas também as estratégias de intervenção utilizadas à escala comunitária;
II. Conhecer e compreender como, onde e quando atuam os profissionais da saúde pública, com ênfase na atividade dos médicos de Saúde Pública;
III. Conhecer e compreender as condições e os processos práticos implicados no planeamento em saúde, desenho e avaliação de intervenções comunitárias, e na intervenção de autoridade de saúde;
IV. Conhecer os principais desafios à prática da saúde pública e entender como se integram as diferentes organizações (organizações não governamentais, municípios, unidades de saúde, etc.) envolvidas na promoção da saúde e prevenção da doença;
V. Diagnosticar os problemas de saúde de uma população e os seus determinantes, priorizar as necessidades em saúde, e definir quais as estratégias mais adequadas para satisfazer essas necessidades, de acordo com os determinantes e a população onde ocorre;
VI. Contactar e participar em atividades de monitorização e controlo das doenças transmissíveis e de riscos ambientais;
VII. Contactar e participar em atividades de promoção da saúde através de projetos e programas de intervenção comunitária.
Esta unidade curricular complementa o percurso curricular que ao longo do Mestrado Integrado de Medicina compreendeu, entre outras, a formação teórico-prática em Saúde das Populações, Epidemiologia Geral, Epidemiologia Clínica e Bioestatística.
Considerando o espaço temporal disponível para a realização da Unidade Curricular, e de acordo com as atividades com que tenham contactado, pretende-se que no final os estudantes conheçam os aspetos essenciais do planeamento em saúde, incluindo diagnóstico, priorização, seleção de estratégias, implementação e avaliação de projetos, programas e planos de saúde, vigilância epidemiológica de doenças de notificação obrigatória e vigilância e promoção da saúde ambiental.
Assim, no final desta unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
I. Observar a Saúde sobre uma perspetiva populacional, tendo em conta não só os determinantes de saúde mas também as estratégias de intervenção utilizadas à escala comunitária;
II. Conhecer e compreender como, onde e quando atuam os profissionais da saúde pública, com ênfase na atividade dos médicos de Saúde Pública;
III. Conhecer e compreender as condições e os processos práticos implicados no planeamento em saúde, desenho e avaliação de intervenções comunitárias, e na intervenção de autoridade de saúde;
IV. Conhecer os principais desafios à prática da saúde pública e entender como se integram as diferentes organizações (organizações não governamentais, municípios, unidades de saúde, etc.) envolvidas na promoção da saúde e prevenção da doença;
V. Diagnosticar os problemas de saúde de uma população e os seus determinantes, priorizar as necessidades em saúde, e definir quais as estratégias mais adequadas para satisfazer essas necessidades, de acordo com os determinantes e a população onde ocorre;
VI. Contactar e participar em atividades de monitorização e controlo das doenças transmissíveis e de riscos ambientais;
VII. Contactar e participar em atividades de promoção da saúde através de projetos e programas de intervenção comunitária.
- Trainer/in: Diogo Bernardo de Lacerda Queiroz e Almeida
- Trainer/in: José Henrique Dias Pinto de Barros
- Trainer/in: Ana Lúcia Ferreira Figueiredo
- Trainer/in: Teresa Isabel da Costa Leão
- Trainer/in: Miguel Ângelo Teixeira Maia
- Trainer/in: Filipe Jerónimo Alves Vaz
Período: Sem Período
- Trainer/in: Tiago Salgado De Magalhães Taveira Gomes
- Trainer/in: Vânia Patrícia Oliveira Guedes
- Trainer/in: Luísa Maria Barbosa Sá
- Trainer/in: Paulo Alexandre Azevedo Pereira Santos
- Trainer/in: Ana Luísa Fernandes Neves Soares
- Trainer/in: Daniel Beirão Neto de Sousa
Período: Sem Período
- Trainer/in: Fernando Jose Pereira Alves Abelha
- Trainer/in: Armando Amilcar Pires Mansilha Rodrigues de Almeida
- Trainer/in: Joana Alexandra da Silva Alves
- Trainer/in: Jorge Bernardo Oliveira Casanova
- Trainer/in: Andreia Sofia Martins Pires Coelho
- Trainer/in: José Manuel Estevão da Costa
- Trainer/in: José Carlos Máximo Duarte
- Trainer/in: Gil Filipe Ramada Faria
- Trainer/in: Artur Manuel Flores Fernandes
- Trainer/in: Pedro Filipe Sousa Fernandes
- Trainer/in: António Cândido Figueiredo Pereira Ferrão
- Trainer/in: António Manuel Domingues da Costa Ferreira
- Trainer/in: José Luis Rosas Fougo
- Trainer/in: Ana Catarina Ramos Fragoso
- Trainer/in: Jorge Serafim Moreira Freitas
- Trainer/in: António Taveira Gomes
- Trainer/in: Carmen Marisa Marques Gonçalves
- Trainer/in: António Manuel Ferreira de Gouveia
- Trainer/in: Francisco Mil-Homens Luz Lopes
- Trainer/in: André Pedro Leite Martins Lourenço
- Trainer/in: Fernando José Martins Próspero Luís
- Trainer/in: Rafael Clara Martins
- Trainer/in: Diogo Manuel Domingues Monteiro
- Trainer/in: Marina Filipa Coelho Morais
- Trainer/in: Joaquim Adelino Correia Ferreira Leite Moreira
- Trainer/in: Joana Irene de Barros Mourão
- Trainer/in: Raquel Maria Neves de Oliveira
- Trainer/in: Ricardo Jose Moreira Horta Oliveira
- Trainer/in: Hélder David Ribeiro Pereira
- Trainer/in: Luis Alberto Guimarães Pereira
- Trainer/in: Jose Pedro Oliveira Pinto
- Trainer/in: Antónia Maria Afonso Póvoa
- Trainer/in: Filipe Alexandre de Sá Santos
- Trainer/in: Patricia Marlene Carvalho Dos Santos
- Trainer/in: Bruno André Ribeiro Silva
- Trainer/in: Magna Celeste Fortunato Silva
- Trainer/in: João Paulo Meireles de Araújo Teixeira
- Trainer/in: José Manuel Lima Pinheiro Torres
- Trainer/in: Amélia Suzana dos Santos Brandão Tavares Viveiros
Período: Sem Período