A UC de TFCII é una unidade transversal do 5º ano MIMED-FMUP que está articulada com outras áreas da Medicina e que tem como objetivo principal dotar o aluno de capacidade critica e de competências de prescrição terapêutica .
- Enseignant: Eliana Jose Vale Aguiar
- Enseignant: Ana Isabel Reis e Melo Pereira Alves
- Enseignant: Maria Augusta Vieira Coelho
- Enseignant: Marta Fernanda Reina Couto
- Enseignant: Fernando José Magro Dias
- Enseignant: Maria Manuela Fernandes Estevinho
- Enseignant: João Manuel Borges Ferreira
- Enseignant: José Pedro Reis Cabral Pinto Lopes
- Enseignant: Sofia Beatriz Loureiro Marques de Vasconcelos Magina
- Enseignant: Roberto Rodrigues Pinto
- Enseignant: Luis Manuel Pedrosa do Vale
Período: Sem Período
- Enseignant: Susana Maria de Sousa Almeida
- Enseignant: Patrick Alexandre Barbosa Alves
- Enseignant: Lídia Sousa Bom
- Enseignant: Eduardo Palha Fernandes
- Enseignant: Lia Paula Nogueira Sousa Fernandes
- Enseignant: María Aurora Cortiñas Otero
- Enseignant: Maria Constança de Freitas Fernandes Hipólito Reis
- Enseignant: Mário Gomes de Abreu Viana
Período: Sem Período
Esta unidade curricular tem como objetivo promover o contacto dos estudantes com a perspetiva populacional e comunitária da Saúde e com a prática desta especialidade médica. Desse modo, permite contactar com profissionais de Saúde Pública, compreendendo o âmbito da sua intervenção, as estratégias e ferramentas utilizadas, e reconhecendo a sua relevância na promoção da saúde e prevenção da doença, em diálogo com outras especialidades médicas, entidades e cidadãos.
Esta unidade curricular complementa o percurso curricular que ao longo do Mestrado Integrado de Medicina compreendeu, entre outras, a formação teórico-prática em Saúde das Populações, Epidemiologia Geral, Epidemiologia Clínica e Bioestatística.
Considerando o espaço temporal disponível para a realização da Unidade Curricular, e de acordo com as atividades com que tenham contactado, pretende-se que no final os estudantes conheçam os aspetos essenciais do planeamento em saúde, incluindo diagnóstico, priorização, seleção de estratégias, implementação e avaliação de projetos, programas e planos de saúde, vigilância epidemiológica de doenças de notificação obrigatória e vigilância e promoção da saúde ambiental.
Assim, no final desta unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
I. Observar a Saúde sobre uma perspetiva populacional, tendo em conta não só os determinantes de saúde mas também as estratégias de intervenção utilizadas à escala comunitária;
II. Conhecer e compreender como, onde e quando atuam os profissionais da saúde pública, com ênfase na atividade dos médicos de Saúde Pública;
III. Conhecer e compreender as condições e os processos práticos implicados no planeamento em saúde, desenho e avaliação de intervenções comunitárias, e na intervenção de autoridade de saúde;
IV. Conhecer os principais desafios à prática da saúde pública e entender como se integram as diferentes organizações (organizações não governamentais, municípios, unidades de saúde, etc.) envolvidas na promoção da saúde e prevenção da doença;
V. Diagnosticar os problemas de saúde de uma população e os seus determinantes, priorizar as necessidades em saúde, e definir quais as estratégias mais adequadas para satisfazer essas necessidades, de acordo com os determinantes e a população onde ocorre;
VI. Contactar e participar em atividades de monitorização e controlo das doenças transmissíveis e de riscos ambientais;
VII. Contactar e participar em atividades de promoção da saúde através de projetos e programas de intervenção comunitária.
Esta unidade curricular complementa o percurso curricular que ao longo do Mestrado Integrado de Medicina compreendeu, entre outras, a formação teórico-prática em Saúde das Populações, Epidemiologia Geral, Epidemiologia Clínica e Bioestatística.
Considerando o espaço temporal disponível para a realização da Unidade Curricular, e de acordo com as atividades com que tenham contactado, pretende-se que no final os estudantes conheçam os aspetos essenciais do planeamento em saúde, incluindo diagnóstico, priorização, seleção de estratégias, implementação e avaliação de projetos, programas e planos de saúde, vigilância epidemiológica de doenças de notificação obrigatória e vigilância e promoção da saúde ambiental.
Assim, no final desta unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
I. Observar a Saúde sobre uma perspetiva populacional, tendo em conta não só os determinantes de saúde mas também as estratégias de intervenção utilizadas à escala comunitária;
II. Conhecer e compreender como, onde e quando atuam os profissionais da saúde pública, com ênfase na atividade dos médicos de Saúde Pública;
III. Conhecer e compreender as condições e os processos práticos implicados no planeamento em saúde, desenho e avaliação de intervenções comunitárias, e na intervenção de autoridade de saúde;
IV. Conhecer os principais desafios à prática da saúde pública e entender como se integram as diferentes organizações (organizações não governamentais, municípios, unidades de saúde, etc.) envolvidas na promoção da saúde e prevenção da doença;
V. Diagnosticar os problemas de saúde de uma população e os seus determinantes, priorizar as necessidades em saúde, e definir quais as estratégias mais adequadas para satisfazer essas necessidades, de acordo com os determinantes e a população onde ocorre;
VI. Contactar e participar em atividades de monitorização e controlo das doenças transmissíveis e de riscos ambientais;
VII. Contactar e participar em atividades de promoção da saúde através de projetos e programas de intervenção comunitária.
- Enseignant: Diogo Bernardo de Lacerda Queiroz e Almeida
- Enseignant: José Henrique Dias Pinto de Barros
- Enseignant: Ana Lúcia Ferreira Figueiredo
- Enseignant: Teresa Isabel da Costa Leão
- Enseignant: Miguel Ângelo Teixeira Maia
- Enseignant: Filipe Jerónimo Alves Vaz
Período: Sem Período
- Enseignant: Tiago Salgado De Magalhães Taveira Gomes
- Enseignant: Vânia Patrícia Oliveira Guedes
- Enseignant: Luísa Maria Barbosa Sá
- Enseignant: Paulo Alexandre Azevedo Pereira Santos
- Enseignant: Ana Luísa Fernandes Neves Soares
- Enseignant: Daniel Beirão Neto de Sousa
Período: Sem Período
- Enseignant: Fernando Jose Pereira Alves Abelha
- Enseignant: Armando Amilcar Pires Mansilha Rodrigues de Almeida
- Enseignant: Joana Alexandra da Silva Alves
- Enseignant: Jorge Bernardo Oliveira Casanova
- Enseignant: Andreia Sofia Martins Pires Coelho
- Enseignant: José Manuel Estevão da Costa
- Enseignant: José Carlos Máximo Duarte
- Enseignant: Gil Filipe Ramada Faria
- Enseignant: Artur Manuel Flores Fernandes
- Enseignant: Pedro Filipe Sousa Fernandes
- Enseignant: António Cândido Figueiredo Pereira Ferrão
- Enseignant: António Manuel Domingues da Costa Ferreira
- Enseignant: José Luis Rosas Fougo
- Enseignant: Ana Catarina Ramos Fragoso
- Enseignant: Jorge Serafim Moreira Freitas
- Enseignant: António Taveira Gomes
- Enseignant: Carmen Marisa Marques Gonçalves
- Enseignant: António Manuel Ferreira de Gouveia
- Enseignant: Francisco Mil-Homens Luz Lopes
- Enseignant: André Pedro Leite Martins Lourenço
- Enseignant: Fernando José Martins Próspero Luís
- Enseignant: Rafael Clara Martins
- Enseignant: Diogo Manuel Domingues Monteiro
- Enseignant: Marina Filipa Coelho Morais
- Enseignant: Joaquim Adelino Correia Ferreira Leite Moreira
- Enseignant: Joana Irene de Barros Mourão
- Enseignant: Raquel Maria Neves de Oliveira
- Enseignant: Ricardo Jose Moreira Horta Oliveira
- Enseignant: Hélder David Ribeiro Pereira
- Enseignant: Luis Alberto Guimarães Pereira
- Enseignant: Jose Pedro Oliveira Pinto
- Enseignant: Antónia Maria Afonso Póvoa
- Enseignant: Filipe Alexandre de Sá Santos
- Enseignant: Patricia Marlene Carvalho Dos Santos
- Enseignant: Bruno André Ribeiro Silva
- Enseignant: Magna Celeste Fortunato Silva
- Enseignant: João Paulo Meireles de Araújo Teixeira
- Enseignant: José Manuel Lima Pinheiro Torres
- Enseignant: Amélia Suzana dos Santos Brandão Tavares Viveiros
Período: Sem Período