Língua de trabalho
Português
Objetivos
O principal objetivo desta Unidade Curricular é o estudo da estrutura microscópica e submicroscópica dos principais tecidos e de alguns sistemas do corpo Humano (a completar na UC de “Histologia II. Embriologia” no 2º semestre). O estudo é realizado numa perspetiva funcional e conferindo o significado clínico adequado ao curso. Para atingir estes objetivos o programa curricular consta de um núcleo de conhecimentos básicos, fundamentais para a formação de qualquer médico, e decorre em articulação com o ensino fisiológico e abrindo perspetivas a aprofundar em biopatologia. Espera-se que os estudantes desenvolvam aptidões e competências de análise das principais estruturas histológicas tendo em conta a função normal e as principais alterações patológicas dos tecidos e sistemas do corpo Humano.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da frequência com aprovação da UC, espera-se que os estudantes sejam capazes de:

- Aplicar conhecimentos de Histologia dos tecidos e sistemas abordados, numa perspetiva funcional;

-Implementar a autoaprendizagem;

-Demonstrar pensamento crítico;

- Capacidade de reconhecer imagens histológicas, em microscópio real e microscópio virtual.

Modo de trabalho
Presencial
Programa
Introdução à Histologia.
Epitélios de Revestimento.
Epitélios Glandulares.
Tecidos Conjuntivo Moles.
Tecidos Conjuntivos Duros.
Tecidos Musculares.
Sangue.
Hematopoiese.
Órgãos Hematopoiéticos.
Tecido Nervoso.
Coração e Vasos.
Aparelho Respiratório.
Olho.
Ouvido.
Bibliografia Obrigatória
Abraham Kierszenbaum, Laura Tres; Histology and Cell Biology - An introduction to Pathology, Elsevier., Elsevier, 2019. ISBN: 9780323673211
Barbara Young, Geraldine O'Dowd, Patrick Woodford ; Wheater’s Functional Histology: a Text and Colour Atlas, Churchill Livingstone, 2013. ISBN: 9780702047473
Paulo Abrahamsohn ; Junqueira & Carneiro: Histologia Básica, Guanabara Koogan, 2017. ISBN: 9788527731812

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O ensino/aprendizagem incluirá aulas teóricas, teórico-práticas, seminários com discussão de situações de interesse clínico e aulas práticas, A avaliação privilegiará a integração de conhecimentos de Histologia numa perspetiva funcional.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
Para obtenção da frequência é obrigatória a comparência a 75% das atividades teórico-práticas programadas e em respeito ao disposto no Regulamento Pedagógico da FMUP.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação será realizada nos seguintes momentos:

1. Aulas teórico-práticas: para aceder aos momentos de avaliação formal abaixo indicados, o estudante terá que realizar 3 momentos de avaliação que visam fomentar a participação ativa e responsável no ambiente da sala de aulas. A avaliação é classificada pelo docente da turma em "Aprovado" ou "Não aprovado". Os momentos de avaliação serão agendados pelos estudantes, em articulação com os docentes das turmas, e consistirão na realização de uma das seguintes atividades, à escolha do estudante: 1: apresentação de um caso clínico decorrente dos conhecimentos de histologia; 2: desenho de uma preparação histológica; 3: narração de um vídeo com a descrição de uma preparação histológica; 4: atividades de gamificação (Woodclap ou Kahoot realizados pelos estudantes; respostas a um jogo de Histologia-Histopólio- disponibilizado pelos docentes); 5- Construção de mapas de conceitos relativos a temas das aulas. O estudante terá 1 possibilidade adicional de repetir a avaliação, caso não tenha sucesso em alguma das provas. A atividades nº 2 só pode ser realizada individualmente, mas as restantes podem ser feitas em grupos de 2 estudantes. Como referido acima, a avaliação é qualitativa ("Aprovado/Não aprovado");

2. Última aula teórico-prática: na última aula teórico prática os estudantes realizarão um teste prático que consiste na identificação de 3 estruturas histológicas usando o microscópio óptico. Esta avaliação conta 25% para a nota teórico-prática final;

3. Exame teórico-prático. Consistirá num modelo misto com:
1. identificação de 3 estruturas no microscópio virtual Histolab;
2. utilização da plataforma Moodle para responder a 7 perguntas que consistem na identificação e legendagem de imagens de material histológico em microscopia de luz e microscopia eletrónica. As perguntas podem avaliar conhecimentos fundamentais de natureza teórica. A apresentação das perguntas é sequencial e aleatória. Nas perguntas de escolha múltipla não é possível indicar mais que uma opção e não há penalização pela escolha de opções erradas.
A prova teórico-prática será classificada numa escala de 0-20 valores.
NOTA: O formato de avaliação teórico-prática poderá ser ajustado em função das condições de saúde pública.

4. Exame teórico
A prova privilegiará a integração de conhecimentos e incluirá 60 perguntas de escolha múltipla. Cada pergunta tem 5 hipóteses de resposta, com possibilidade de escolha de mais do que uma resposta das quais apenas uma está correta ou está mais correta que as restantes. O aluno pode assinalar tantas respostas quantas desejar, mas cada resposta errada acarreta um desconto de 1/4 de uma resposta certa.
A prova teórica será classificada na escala de 0-20 valores.
A classificação final (CF) será feita calculada de acordo com a seguinte fórmula:
CF = (3T + TP) / 4
em que T é a classificação obtida nas duas provas teóricas e TP é a classificação obtida nas duas provas teórico-práticas.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Decorrerá de acordo com as normas vigentes e que constam do Regulamento Pedagógico da FMUP.
Melhoria de classificação
Para obter melhoria de classificação, o estudante deve repetir as provas teórica e teórico-prática.
Período: 1ºSemestre