Topic | Name | Description |
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Fichas de trabalho | ||
O plano de aulas poderá sofrer alterações. |
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Sites a consultar | ||
Representação Háptica | ||
Esta galeria de imagens apresenta akguns exemplos de desenho em que o retrato e a autorepresentação estão presentes. Um leque de imagens tem em consideração aos suportes e materias de acordo com o que se pretende representar. |
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Desenhos de autores que representam o corpo em movimento. |
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galeria de imagens com imagens dos meios liquidos. Podem també consultar o blog d2fbaup.wordpress.com/ |
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Desenhos de desenho do estudo de miologia e figura humana. |
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Estas imagens servem apenas como possiveis exepmplosdo que pode ser o desenho de maontagem, que como o próprio nome indica, pretenge aglutinar num só suporte várias formas de representar e apresentar lementos visuais e gráficos compostos de maneira a que tenhamos um variada base de informação e por conseguinte de comunicação. |
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Um conjunto de imagens que contextualizam a aula " Tudo o que reluz". Estas imagens deverão ser um ponto de partida para a procura de referencias visuais individuais! |
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DESENHOS DE LUZ E COM LUZ
Ver a luz como atmosfera Os movimentos da luz para a sombra Tonalidade e expressão O desenho como laboratório para compreender as representações da luz
A luz – e a sua ausência parcial, a sombra – são condições da própria visão. Geralmente percebemo-las como propriedades dos objetos que por elas são moldados, como a sombra própria e projetada de um muro, ou então dos objetos que as emitem: faróis, lâmpadas, projetores, estrelas. Raramente as percecionamos como realidades em si mesmo. A exceção ocorre na observação científica – quando a luz, na forma de onda ou partícula, se torna o objeto de estudo, sujeita a trajetórias no espaço e escalas de medição. A outra exceção acontece quando existe uma imersão do observador num espaço onde os objetos estão ausentes, os contornos indefinidos e as margens difusas. Esta experiência pode ser radical em cenários como o ganzfeld (do alemão que significa “campo total”), e que correspondem a campos visuais privados de contornos, semelhantes à perceção que temos se nos imaginarmos perdidos num barco no meio do nevoeiro. Mas ocorre também a outra escala, como em certos fenómenos atmosféricos em espaços abertos, projeções de luz ou mesmo em espaços fechados com fracas condições lumínicas, apenas quebrados pela luz de frinchas ou janelas. É em torno destas últimas situações que estes desenhos se desenvolvem. Este trabalho procura ver no desenho um laboratório para compreender os movimentos da luz para a sombra, e da sombra para luz. Através do desenho, procuramos abordar algumas das questões associadas ao desenho da luz. Desenhando, verificamos uma relação estreita entre a mancha e a sombra, entre a linha e a luz. Em parte, porque as sombras não se manifestam pelos seus contornos, mas pelas suas margens. Ao contrário, a linha surge como uma resposta do pensamento para compreender. Esta associação revela de que forma a nossa perceção é também moldada pelas imagens metafóricas da sombra e da luz. Paulo Luís Almeida |
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Este conjunto de imagens apresentam exemplos de como o caligrafia e materiais podem reiterar a intenççao grafica da representação do movimento. |
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Materiais de desenho de Leonardo da VinciDeixo este vídeo dedicado ao processo de fabrico e uso dos materiais de desenho de Leonardo da Vinci, pelo Alan Donnithorne, conservador da Royal Collection Trust / British Museum. vale a pena verem! |
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Corpo Transparente / Video | ||