DESENHO III
PROGRAMA
PARTE 1: INSTRUMENTALIDADE E EXPRESSÃO
Pensar e agir pelo desenho - Análise e experimentação em torno dos instrumentos, processos e comportamentos gestuais do desenho.
Perceção e representação do movimento – O Desenho em tempo real; intensidade, amplitude, velocidade e frequência do gesto na representação da ação;
A relação corpo e espaço – Introdução à miologia; da disposição cénica do corpo à representação do espaço.
Tonalidade e expressão na caracterização de objetos e espaço - Desenho de luz e com luz.
Materiais e meios do desenho - Propriedades abrasivas e fluídas da matéria gráfica; suportes e espaços de atuação; apropriação, desvio e invenção dos meios.
Processos e atitudes: o desenho como variante, arrependimento e reserva
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
Introduzir e aprofundar competências técnicas e processuais no âmbito do desenho, que ampliem as capacidades expressivas e comunicativas de cada estudante.
Consolidar a coordenação olhar-gesto nas representações do real.
Iniciar o confronto crítico com o universo histórico e funcional das imagens e processos de desenho.
Situar a relação entre perceção visual e perceção háptica como base operativa do desenho.
Compreender e usar o desenho como processo de hipótese e correcção.
Estimular o uso do desenho como instrumento privilegiado na mediação da realidade visível e conceptual.
Desenvolver competências que potenciem uma aprendizagem contínua e a gestão autónoma do trabalho.
RESULTADOS DE APRENDIZAGEM E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Capacidade em lidar com informação visual complexa de forma clara e crítica, sobretudo em assuntos de natureza espacial, anatómica e cénica.
Capacidade de mobilização e adaptação de procedimentos e estratégias adequados ao trabalho em curso.
Conhecimento e capacidade de experimentação dos meios e das técnicas do desenho.
Familiaridade com regimes gráficos de natureza diversa, da abordagem caligráfica à taxonómica.
Capacidade de relacionar o saber adquirido, a história, os modos do desenho, e as expectativas individuais.