Propriedades e Aplicações de Materiais
Código: | Q4099 | Sigla: | Q4099 | Nível: | 400 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Química |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Química e Bioquímica |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciência e Tecnologia de Nanomateriais |
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M:CTN | 10 | Plano Oficial a partir de 2020_M:CTN | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
2 | |||||||
M:Q | 2 | Plano estudos oficial até 2022/2023 | 2 | - | 6 | 42 | 162 |
Língua de trabalho
InglêsObjetivos
Esta unidade curricular tem um carácter generalista visando fornecer aos estudantes do 2º ciclo uma compreensão das propriedades de diferentes classes de materiais (a diferentes escalas, da escala atómico-molecular à macroscópica), desde as propriedades químicas e físicas às mecânicas, bem como a compreensão das funcionalidades e aplicações dos materiais.Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se que no final da disciplina o alunos seja capaz de: (i) identificar as diferentes classes de materiais;
(ii) descrever a sua estrutura interna, propriedades e função; (iii) descrever técnicas de preparação, processamento e caracterização de materiais;
(iv) aplicar conhecimentos adquiridos para descrever de forma competente materiais de uso quotidiano, industrial e tecnológico.
Modo de trabalho
PresencialPrograma
PARTE 1 - INTRODUÇÃO AOS MATERIAIS1.1 Ciência dos Materiais e relação Ciência/Engenharia dos Materiais. Nota histórica sobre a evolução de materiais e estado da arte. Competição entre materiais.
1.2 Caracterização de diferentes materiais. Caracterização e regras de classificação das diferentes classes de materiais.
PARTE 2 - ESTRUTURA, PROPRIEDADES E FUNCIONALIDADE
2.1 Estrutura e ligação química. Estrutura supramolecular, estrutura de sólidos, líquidos e mesofases.
2.2 Estruturas cristalinas e sua classificação.
2.3 Diagramas de fases. Exemplos de diagramas de fases relevantes.
2.4 Propriedades dos materiais. Propriedades químicas. Propriedades físicas.
PARTE 3 - CARACTERIZAÇÃO, PROCESSAMENTO E APLICAÇÕES
3.1 Métodos para caracterização e técnicas mais usuais de caracterização estrutural e funcional de materiais.
3.2 Técnicas de processamento de materiais metálicos, cerâmicos, poliméricos e materiais compósitos.
3.3 Aplicações Avançadas. Discussão e apresentação de aplicações práticas baseadas na relação propriedades-funcionalidade.
Bibliografia Obrigatória
Callister Jr. William D.; Materials science and engineering. ISBN: 978-0-470-50586-1Bibliografia Complementar
Ozin Geoffrey A.; Nanochemistry. ISBN: 978-1-84755-895-4Bokstein Boris S.; Thermodynamics and kinetics in materials science. ISBN: 0-19-852804-3
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
1 - Aulas teóricasAs aulas têm um carácter expositivo e interativo de acordo com o programa supracitado.
2 - Aulas teórico-práticas
(A) Preparação e discussão de apresentações orais sobre diferentes classes de materiais (estrutura, propriedades, aplicações), Apresentações individuais. Há 3 momentos de avaliação: 1ª apresentação (genérica) – 7 slides, 7 min; 2ª apresentação (intermédia) – 15 slides, 10 min; 3ª apresentação (final) – 20 slides, 20 min.
(B) Discussão, consolidação e aprofundamento das matérias teóricas, com resolução de problemas quantitativos (essencialmente da Parte 2 do programa).
(C) Visitas de estudo (laboratórios de investigação, CEMUP).
(D) Realização/participação num pequeno projeto de investigação da área da caracterização de materiais.
A metodologia e estratégia de ensino proposta para esta unidade curricular está adaptada à grande interdisciplinaridade do seu conteúdo programático. São organizadas várias visitas de trabalho a laboratórios de investigação, oficinas de mecânica, eletrónica, e laboratórios de caracterização estrutural de materiais. As aulas teórico-práticas são usadas para promover o debate e a autoaprendizagem onde os estudantes constroem e apresentam aos colegas um trabalho sobre um tema especifico que vais sendo progressivamente desenvolvido e amadurecido no decorrer do semestre. O trabalho/apresentação criada de forma progressiva conduz a um envolvimento e motivação competitiva para a aprendizagem que promove a partilha e discussão de conteúdos multidisciplinares de forma eficiente.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame finalComponentes de Avaliação
Designação | Peso (%) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 25,00 |
Exame | 50,00 |
Participação presencial | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 26,00 |
Estudo autónomo | 80,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Total: | 162,00 |
Obtenção de frequência
Para obtenção de frequência, os alunos não poderão exceder um número de faltas nas aulas teórico-práticas igual a 1/4 do número de aulas previstas.Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação na disciplina é efetuada com base na: avaliação contínua do desempenho do estudante nas aulas teórico-práticas (NTP); classificação de exame (NEx).
Critérios para aprovação na UC:
Realização obrigatória da apresentação final (NTP)
A nota de exame Nex superior a 9 valores (9 em 20)
Classificação final (NF): NF = 0.50 x NTP + 0.50 x NEx