Web Semântica e Dados Ligados
Código: | M.EIC047 | Sigla: | WSDL |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Sistemas de Informação |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia Informática e Computação |
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M.EIC | 20 | Plano de estudos oficial | 2 | - | 6 | 39 | 162 |
Língua de trabalho
InglêsObjetivos
ENQUADRAMENTO
Na unidade curricular "Web Semântica e Dados Ligados" irão ser exploradas linguagens de anotação e de interrogação e os princípios que lhes estão subjacentes, nomeadamente a lógica e a inferência.
Estas linguagens e princípios fornecem um corpo de conhecimento que vai dos conceitos de Web Semântica e de Dados Ligados até à sua aplicação na descrição de recursos na Web e nas representações explícitas e interoperáveis para dados de domínios diversos. Estes conteúdos fornecem o suporte para objetivos de aprendizagem abstratos, que envolvem aspetos de modelação de dados, de criação de metadados e de desenvolvimento de ontologias. Os objetivos de aprendizagem de natureza aplicada seguem também os tópicos da unidade, nomeadamente os que têm a ver com o uso das tecnologias da Web Semântica, as linguagens de interrogação e os princípios dos Dados Ligados.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1) Descrever e definir os conceitos e tecnologias associados à Web Semântica;
2) Analisar e preparar artefactos (p.ex.: ontologias) para utilização em soluções de Web Semântica;
3) Avaliar o valor e aplicabilidade de estratégias de Web Semântica em diversos contextos;
4) Identificar e aplicar várias ferramentas e técnicas relacionadas com a Web Semântica;
5) Analisar as caraterísticas de dados e documentos acessíveis a pessoas e a máquinas;
6) Relacionar os recursos na web com os metadados que os descrevem e relacionam;
7) Tratar as ontologias como fornecedoras de ferramentas de descrição;
8) Analisar ontologias existentes e criar novas ontologias;
9) Explorar aplicações que manipulam descrições de informação na web semântica e desenvolver métodos sistemáticos para criação de metadados;
10) Experimentar com aplicações que exploram a Web dos Dados Abertos Ligados;
11) Usar ferramentas e linguagens para explorar conteúdos da Web Semântica;
12) Comparar serviços baseados na web semântica e outras abordagens para a descrição de recursos.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:
1) Descrever e definir os conceitos e tecnologias associados à Web Semântica;
2) Analisar e preparar artefactos (p.ex.: ontologias) para utilização em soluções de Web Semântica;
3) Avaliar o valor e aplicabilidade de estratégias de Web Semântica em diversos contextos;
4) Identificar e aplicar várias ferramentas e técnicas relacionadas com a Web Semântica;
5) Analisar as caraterísticas de dados e documentos acessíveis a pessoas e a máquinas;
6) Relacionar os recursos na web com os metadados que os descrevem e relacionam;
7) Tratar as ontologias como fornecedoras de ferramentas de descrição;
8) Analisar ontologias existentes e criar novas ontologias;
9) Explorar aplicações que manipulam descrições de informação na web semântica e desenvolver métodos sistemáticos para criação de metadados;
10) Experimentar com aplicações que exploram a Web dos Dados Abertos Ligados;
11) Usar ferramentas e linguagens para explorar conteúdos da Web Semântica;
12) Comparar serviços baseados na web semântica e outras abordagens para a descrição de recursos.
Modo de trabalho
PresencialPrograma
- A “Semantic Web Activity” no W3C: visão geral de tecnologias e normas
- RDF - o “Resource Description Framework”
- Metadados com RDF
- Taxonomias de metadados com o RDF Schema
- Interrogação com SPARQL
- OWL, a linguagem de ontologias
- Lógica e inferência
- A Web dos dados
- Publicação e consumo de dados ligados
- Aplicações da Web Semântica
Bibliografia Obrigatória
Antoniou, G., Groth, P., van Harmelen, F., & Hoekstra, R. ; A Semantic Web Primer. , MIT Press; , 2021Heath, T., Bizer, C; Linked Data: Evolving the Web into a Global Data Space., Synthesis Lectures on the Semantic Web: Theory and Technology, 1:1, 1-136. Morgan & Claypool, 2011
Observações Bibliográficas
Revistas científicas relacionadas:International Semantic Web Conference (ISWC), http://iswc.semanticweb.org/
Journal of Web Semantics, Elsevier, http://www.elsevier.com/wps/find/journaldescription.cws_home/671322/description
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As componentes teóricas das aulas são usadas para exposição de temas, com referência para a bibliografia, e para a realização de pequenos exercícios que estimulem a aprendizagem. Nos tempos dedicados a trabalho prático são discutidos temas propostos para investigação aos estudantes, realizados exercícios práticos sobre Web Semântica e acompanhado o desenvolvimento dos trabalhos práticos. Os trabalhos práticos destinam-se a 1) analisar aplicações existentes e fazer a sua apresentação em aula e 2) aplicar os conceitos teóricos num pequeno projeto numa área de interesse.
Software
Neo4jProtégé
oXygen
Palavras Chave
Ciências Físicas > Ciência de computadores > InformáticaTipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame finalComponentes de Avaliação
Designação | Peso (%) |
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Exame | 40,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 60,00 |
Total: | 100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 123,00 |
Frequência das aulas | 39,00 |
Total: | 162,00 |
Obtenção de frequência
n/a
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída com exame final
Avaliação Final = 60% * NotaTrabalhos + 40% * NotaExame
NotaTrabalhos: nota dos trabalhos práticos realizado em grupo.
NotaExame: nota obtida em exame.
Provas e trabalhos especiais
Não há provas nem trabalhos especiais.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os trabalhos práticos, realizados durante o semestre de funcionamento da unidade curricular, são exigidos a todos os estudantes, independentemente do regime de inscrição e da eventual dispensa de frequência. Os estudantes que não frequentam regularmente fazem as entregas dos trabalhos e apresentações nas épocas previstas.
Melhoria de classificação
A nota final pode ser melhorada apenas através da frequência de numa nova edição da unidade curricular.