Ética Empresarial

Código: 2MiM13     Sigla: BE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos de Gestão

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Mestrado em Gestão

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIM 37 Plano Oficial a partir de 2021/2022 2 - 3 21 81
A ficha foi alterada no dia 2022-09-21.

Campos alterados: Resultados de aprendizagem e competências, Componentes de Avaliação e Ocupação, Programa

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos







O principal objetivo da unidade curricular é desenvolver a compreensão sobre problemas e dilemas éticos ao nível da sociedade e da empresa, desde as questões básica da filosofia moral até às da responsabilidade social da(s) empresa(s). Para tal, abordam-se os problemas e dilemas éticos, avaliando as suas implicações e estratégias de resolução, bem como a identificação dos fatores que afetam ou condicionam o processo de decisão ético. A estratégia pedagógica prosseguida consiste na referência e discussão dos conceitos apropriados e sua aplicação a situações e casos em que a componente ética seja relevante.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta UC os estudantes deverão ser capazes de:

  1. Compreender a importância da ética e responsabilidade empresarial, através do conhecimento e aplicação de diferentes abordagens à responsabilidade social, económica e ambiental das empresas no contexto atual.
  2. Identificar os fundamentos associados à responsabilidade do exercício de cargos de gestão, e discutir as suas implicações.
  3. Examinar o processo de tomada de decisão e identificar os fatores individuais e organizacionais que o influenciam, nomeadamente no contexto de gestão estratégica dos obbjetivos da empresa.
  4. Identificar formulaçãoes de estratégia fora de mercado ( com a gestão das vertentes intangíveis do modelo de negócio) como factores de vantagem competitiva.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

n.a.

Programa

Módulo I
Conhecer e discutir a aplicação das fundamentos da gestão e da responsabilidade social, económica e ambiental das empresas

Módulo II
Conhecer e discutir a aplicação dos conceitos de ética, responsabilidade social corporativa e estratégia fora do mercado.

Módulo III
Conhecer e discutir a aplicação da responsabilidade social corporativa e relatórios de sustentabilidade bem como os fundamentos da evolução e aplicação do ESG nas empresas como fator de vantagem competitiva.

Bibliografia Obrigatória

Michael Blowfield; Corporate responsibility. ISBN: 978-0-19-967832-7
Michel Capron; La responsabilité sociale d.entreprise. ISBN: 978-2-7071-4906-0
O. C. Ferrell; Business ethics. ISBN: 978-1-337-61443-6
Geoffrey M. Heal; When principles pay. ISBN: 978-0-231-14400-1
Arménio Rego; Gestão ética e socialmente responsável. ISBN: 972-8871-09-0
Cécile Renouard; Éthique et entreprise. ISBN: 978-2-7082-4302-6
Linda Klebe Trevino; Managing business ethics. ISBN: 978-1-119-71100-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O curso incorpora uma variedade de métodos de ensino e aprendizagem – sessões teóricas, leituras, e estudos de caso. Espera-se que os alunos demonstrem o domínio do material através da participação na aula.

Este curso oferece a opção de avaliação distribuída com exame final. As notas finais dos alunos resultarão da média ponderada das notas atribuídas aos seguintes componentes:

  • Compreensão geral dos conteúdos: Trabalho em grupo que envolve a entrega de um relatório escrito (40%)
  • Exame Final (60%)
As notas são de 0 a 20. Requere-se um mínimo de 10 pontos para aprovação e uma nota mínima em cada componente de 45%.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 43,00
Frequência das aulas 18,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Média ponderada de trabalho escrito (40%) + exame final (60%).
Requere-se um mínimo de 10 valores para aprovação e uma nota mínima em cada componente de 45%.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada de trabalho escrito (40%) + exame final (60%).

Provas e trabalhos especiais

n.a.

Trabalho de estágio/projeto

n.a.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Aplicam-se as regras de avaliação referidas.

Melhoria de classificação

Apenas a componente exame pode ser objeto de melhoria na época de recurso.

Observações

n.a.