Sumários SIGARRA
2LAP02 TP |
Aula n.º 1 de 14-09-2022
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Apresentação – Programa, metodologia do trabalho e funcionamento da UC. Exposição visual e teórica – Desenhar entre a perceção óptica e háptica; os meios do desenho e os seus cruzamentos; funções comunicativas do desenho. Introdução ao âmbito dos exercícios: perceção háptica e representação do movimento. |
Aula n.º 2 de 16-09-2022
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CONTEÚDOS: Representação e visualidade háptica. Desenho e sinestesia. EXERCÍCIO (5 a 7 desenhos): A FACE DE JANUS (1): DESENHO HÁPTICO a) Visualidade háptica: desenvolvimentos a partir de objeto • 1 a 3 desenhos; 15-20 minuto cada b) Visualidade háptica: desenvolvimentos a partir do rosto • 1 desenho; 15-20 minutos |
Aula n.º 3 de 21-09-2022
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CONTEÚDOS: Representação e visualidade háptica. Desenho e sinestesia. A FACE DE JANUS (2): DA PALAVRA AO DESENHO Compila uma lista de palavra/expressões que designem propriedades dinâmicas, sensoriais ou narrativas. A partir da observação do teu retrato no espelho e das expressões anteriores, faz uma série de desenhos relacionados entre si, onde diferentes atitudes e meios se associam à comunicação de diferentes qualidades e expressões. Considera as diferenças de velocidade, pressão, frequência e intensidade do gesto. • Aspetos a explorar: ausência de contorno; contaminações entre forma e fundo; construção/desconstrução. • 3 desenhos A2, 30 minutos cada • Um desenho à escala real do corpo Materiais: Meios fluídos diversos (tinta da china, aguada, aguarela, acrílico, guache) e meios abrasivos em barra (carvão vegetal, carvão sintético, sanguínea, pastel, grafite); papel A2. |
Aula n.º 4 de 23-09-2022
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CONTEÚDOS: Desenhar entre a perceção óptica e a perceção háptica Tonalidade e expressão: Desenho de luz e com luz. Materiais e processos do desenho: uso abrasivo e fluído dos meios; a relação entre novos e velhos meios. EXERCÍCIO (4 a 5 desenhos): TUDO O QUE RELUZ: DESENHOS DE LUZ E COM LUZ Processos a explorar: Grisalha e desenho branco; tonalidade subtrativa; mancha direta |
Aula n.º 5 de 28-09-2022
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CONTEÚDOS: Desenhar entre a perceção ótica e a perceção háptica Tonalidade e expressão: Desenho de luz e com luz. Materiais e processos do desenho: uso abrasivo e fluído dos meios EXERCÍCIO PANÓPTICO (1) – DO CENTRO E À VOLTA: OS REPERTÓRIOS DA MANCHA 1. Considera um espaço definido por contrastes intensos de luz e sombra. Observa-o do centro para a periferia, rodando sobre ti próprio/a, de forma a fazer uma volta completa. 2. Realiza uma série de desenhos de 5 pontos de vista sequenciais sobre o mesmo espaço. Cada novo desenho deve continuar a representar do espaço do desenho anterior, mantendo a mesma escala. O último desenho deve encontrar o primeiro. 3. Recorre a modulações da mancha e a tramas para criar a tonalidade atmosférica do lugar. 4. Tem em conta que cada desenho em cada ponto de vista terá a sua escala de valores e contrastes: a luz emitida por uma fonte interior não terá a mesma intensidade que a luz solar quando observamos o exterior. Está atento/a a impressões ópticas como a contraluz, os ângulos de incidência, Materiais: Meios abrasivos e fluidos diversos. Folhas de papel A3 ou A2. Duração: 30-45 minutos cada desenho, 4 a 5 desenhos. |
Aula n.º 6 de 30-09-2022
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CONTEÚDOS: Desenhar entre a perceção óptica e a perceção háptica Materiais e processos do desenho: o Desenho Cinemático. EXERCÍCIO PANÓPTICO (2) – DESENHO CINEMÁTICO: OS REPERTÓRIOS DA LINHA 4 a 5 desenhos Considera um espaço amplo, dentro do qual te possas mover em círculo, observando da periferia para o centro. Coloca ou elege um elemento no centro desse espaço, que sirva como referência de escala e afastamento (uma árvore, uma aresta, um poste). Movendo-te em torno desse centro, realiza uma série de desenhos sequenciais do mesmo espaço, visto de 4 pontos distintos, sobre papel “de engenharia”. Em cada desenho, o elemento central deverá manter a mesma escala. 4 a 5 desenhos mínimo, 20-30 minutos cada. No final, sobrepõe os desenhos de forma a coincidirem no elemento central. Materiais: Lápis de grafite HB, 2B e 4B, ou caneta fina, marcador médio e marcador grosso; lápis de cor. Papel branco A2 e papel “de engenharia” A3 |
Aula n.º 7 de 07-10-2022
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CONTEÚDOS: Desenhar entre a perceção óptica e a perceção háptica Materiais e processos do desenho: o Desenho Cinemático. EXERCÍCIO PANÓPTICO (3) – DESENHO CINEMÁTICO: MANCHA, LINHA E MOVIMENTO 4 a 5 desenhos |
Aula n.º 8 de 12-10-2022
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CONTEÚDOS Materiais e processos do desenho: uso abrasivo e fluído dos meios; processos de transferência de imagem; a relação entre novos e velhos meios. Interligações entre a marca desenhada, a imagem impressa e a imagem projetada. EXERCÍCIO REPRODUÇÃO, SÍNTESE E METAMORFOSE (1) 4 desenhos Este segundo projeto encoraja a exploração de novas relações entre os meios tradicionalmente associados ao desenho, as tecnologias quotidianas da imagem e processos de reprodução e transferência. Estas relações constroem-se através da exploração criativa de desenhos e métodos de outros artistas, designers, ilustradores, arquitetos ou cartógrafos. A base do trabalho nas 4 sessões será o arquivo de referências fornecido na aula, em conjunto com as fontes e referências de cada estudante compiladas no seu diário gráfico. É importante que o atlas de desenhos de cada um seja extenso e plural, para que dele resultem combinações improváveis e estimulantes. O exercício da reprodução e apropriação pelo desenho de outras obras e imagens tem uma história onde se cruzam o ensino da arte, a miscigenação de culturas populares e eruditas ou a provocação de novas ideias. Mas também se entrelaça nos debates atuais em torno da apropriação cultural e sobre o que define um autor. Estratégias como o readymade, a fotomontagem ou détournement situacionista são exemplos da história recente cujo potencial criativo e de confronto foi ampliado pelo uso de smartphones e livre acesso ao arquivo coletivo de imagens na internet. Este primeiro exercício inicia a interrogação e transformação dos processos e meios dos desenhos de outros. |
Aula n.º 9 de 14-10-2022
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CONTEÚDOS Materiais e processos do desenho: uso abrasivo e fluído dos meios; processos de transferência de imagem; a relação entre novos e velhos meios. Interligações entre a marca desenhada, a imagem impressa e a imagem projetada. EXERCÍCIO CRUZAMENTOS E DESVIOS: O DESENHO INCORPORADO (2) 4 registos distintos DURAÇÃO: Sessão de 3 horas. ASSUNTO: Um desenho de corpo ou grupo de figuras da história do desenho. ABORDAGEM: Reencenação MATERIAIS: Smartphone ou máquina de fotográfica e/ou vídeo OBJECTIVOS: Recriar em contexto real a cena representada pelo desenho. Compreender as diversas funções que o desenho pode ter na formulação de ideias criativas; explorar a possibilidade de mediação entre o desenho, a fotografia ou o vídeo. |
Aula n.º 10 de 19-10-2022
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CONTEÚDOS Materiais e processos do desenho: uso abrasivo e fluído dos meios; processos de transferência de imagem; a relação entre novos e velhos meios. Interligações entre a marca desenhada, a imagem impressa e a imagem projetada. EXERCÍCIO DESLOCAMENTO, AMPLIAÇÃO E TRANSFERÊNCIA (3) 3-4 desenhos (x n tentativas) A partir da reinterpretação de fontes e referências do diário gráfico, explora diferentes formas e processos de transferência e deslocamento de imagem. Adota, para este trabalho, a atitude do détournement situacionista, que consiste na apropriação de palavras e imagens de uma cultura dominante para pôr em causa o sentido e função originais. Recorre a procedimentos e técnicas que se tornaram obsoletas com o aparecimento de novos materiais e tecnologias (e.g. spolvero), para recriar novos sentidos a partir da combinação improvável de desenhos com textos e outras imagens. DURAÇÃO: Sessão de 3 horas. ASSUNTO: Desenho de outros. ABORDAGEM: Processos de ampliação e transferência de imagens MATERIAIS: Grafite em pó, agulha e placa de esferovite (spolvero); placa de vidro, tinta acrílica negra ou fumo de vela, agulha e papel fotográfico sensibilizado (Cliché-verre); placa de vidro ou acrílica A3, tinta à base de óleo ou água (monotipia); acetona industrial, fotocópias de imagens, colher (transferência) OBJECTIVOS: Ampliar o repertório de estratégias de deslocamento da imagem entre suportes, para encontrar modos criativos de intervir com o desenho. |
Aula n.º 11 de 21-10-2022
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CONTEÚDOS Materiais e processos do desenho: uso abrasivo e fluído dos meios; processos de transferência de imagem; a relação entre novos e velhos meios. Interligações entre a marca desenhada, a imagem impressa e a imagem projetada. EXERCÍCIO PROCESSOS ABRASIVOS E FLUÍDOS (4) 1 a 3 desenhos DURAÇÃO: 1 desenho ao longo das 3 horas, ou 3 desenhos de 1 hora cada. ASSUNTO: Desenho reencenado ABORDAGEM: Desenho a partir da fotografia reencenada na sessão 9. MATERIAIS: Meios riscadores, pó de grafite/carvão e meios líquidos. Abordagem abrasiva e fluída. Papel A2 OBJECTIVOS: Este trabalho requer que transformes o desenho original através da mediação feita pela fotografia ou pelo vídeo. O resultado da tua reencenação na aula 9 será agora o novo ponto de partida para um novo desenho. Não se pretende a reprodução objetiva dos registos feitos, mas a sua reinterpretação subjetiva pelo desenho. Tem em conta as associações positivas ou negativas da experiência de reencenação. Recorre a diferentes gamas tonais para traduzir uma nova atmosfera para a situação reencenada. |
Aula n.º 12 de 26-10-2022
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Ponto de situação do trabalho realizado. Discussão de grupo a partir dos resultados obtidos. |
Aula n.º 13 de 28-10-2022
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CONTEÚDOS: A disposição do corpo no tempo e no espaço / Introdução à miologia da figura / Desenho diagramático e planar. INTRODUÇÃO À MIOLOGIA DESCRIÇÃO A partir da observação de um esfolado, realiza uma série de desenhos de análise do relevo muscular na superfície do corpo. Problemas a considerar: Observação de pontos estruturais na superfície do corpo (frente e costas) (Ver notas em anexo 1); Músculos de superfície – a representação do esfolado; Da miologia ao corpo visível – definição estrutural e dinâmica do volume da figura; 1. Esquissos de diferentes perspetivas: por observação e memória: 6 esquissos (1 a 2 minutos cada) 2. Esboços do esfolado em diferentes posições, que enfatizem a dimensão estrutural dos músculos visíveis (posição, direção e inserção), e analisem as relações anatómicas entre eles (desenho diagramático, desenho planar) (3 esboços, 15 minutos cada) 3. Esboço diagramático do esfolado (90 minutos). Materiais: lapiseira; grafites de diferentes densidades ou carvão sintético duro; papel formato A2. |
Aula n.º 14 de 02-11-2022
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CONTEÚDOS: A disposição do corpo no tempo e no espaço / Introdução à miologia da figura. À FLOR DA PELE – O ESFOLADO DESCRIÇÃO A partir da observação do esfolado, realiza um estudo volumétrico que descreva, por tramas e tonalidades, o relevo aparente dos músculos e as suas relações anatómicas. Pontos a considerar: Identificação das principais massas musculares, sua forma e volume Caracterização dos pontos de intersecção dos principais músculos de superfície - Um estudo, 3 horas, papel A2 Materiais: Lápis de grafite B, 2B e 4B; aparo, tinta-da-china e aguada (opcional); papel formato A2. |
Aula n.º 15 de 04-11-2022
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CONTEÚDOS: A disposição do corpo no tempo e no espaço / Introdução à miologia da figura / Desenho de movimento / Variações tonais do gesto. EXERCÍCIO DO ESFOLADO AO CORPO EM TEMPO REAL – A PERCEÇÃO DO MOVIMENTO ASSUNTO: Modelo vivo Estudos comparados de movimento entre o esfolado e o modelo vivo. Recorrendo às formas dinâmicas dos músculos implicados no movimento do corpo, realiza uma série de desenhos gestuais e tonais que descrevam a ação do modelo e o seu contexto. |
Aula n.º 16 de 09-11-2022
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REPORTAGEM GRÁFICA (1): ESTRATÉGIAS DE RECONHECIMENTO E PROCURA Assunto: Modelos anatómicos e partes do corpo humano e animal. Lugar: Museu de Anatomia do ICBAS. Começa por circunscrever o problema ou o acontecimento sobre o qual te vais debruçar. O desenho é o meio para sequenciar o acontecimento e tornar visíveis os diferentes pontos de vista que podemos ter sobre ele. Duração: 3 minutos (20 esquissos); 15 minutos (4 esboços); 30 minutos (1 esboço) Abordagem: Mão dominante, sincronia entre a visão e o gesto. Controlo visual do desenho. Esquisso e esboço Materiais: qualquer combinação de meios riscadores e/ou fluídos; Caderno ou folhas soltas A4 ou A3. Objetivos: Criação de um caderno de reportagem sobre o museu anatómico (independente do diário gráfico). Reconhecimento do espaço, seus objetos e dinâmicas de uso. Desenvolvimento da capacidade de síntese e gesto responsivo. Reconhecer o contraste entre a geometria do espaço e as diferentes configurações anatómicas. Desenhos de perspetiva e atmosféricos. Desenhar o espaço como acontecimento (e.g. comportamentos de pessoas no espaço) Registo fotográfico e documental complementar aos desenhos (nota: uma seleção destes registos deverá ser impressa e integrada no dossier de reportagem) |
Aula n.º 17 de 11-11-2022
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CONTEÚDOS: A disposição do corpo no tempo e no espaço / Variações tonais do gesto. EXERCÍCIO CORPO: MEDIDA E ESCORÇO Assunto: Modelo vivo - Alterações do ponto de vista sobre o modelo: o corpo em escorço. Duração (6 Desenhos): Abordagem planar ao volume da figura em escorço (3 esboços, 20 minutos cada) Abordagem tonal ao volume em escorço (2 esboços, 20-30 minutos cada) Desenho de abordagem livre, materiais diversos (45 minutos) Objetivos: Conciliar estratégias analíticas (desenho medido e planar) com uma abordagem mais ecológica da visão (perceção de espaços negativos e formas em perspetiva). Compreender as alterações na representação do corpo em escorço. Relacionar a forma que se conhece com a forma que se percebe. Explorar o impacto narrativo do corpo em perspetiva. |
Aula n.º 18 de 16-11-2022
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Conteúdos: Desenho de reportagem: estratégias de reconhecimento, registo e organização narrativa pelo desenho / Abordagem taxonómica. EXERCÍCIO REPORTAGEM GRÁFICA (2): CARACTERIZAÇÕES ESTRUTURAIS E ATMOSFÉRICAS Assunto: A partir de um tema, grupo de objetos ou modelo anatómico identificado por cada estudante no museu de anatomia (e.g. o corpo em partes; contentores; reflexos, deformações, etc.) Quantidade/Duração: - 3 esboços diagramáticos de objetos/situações similares (20 minutos cada, A2); - 1 esboço tonal (20 minutos, A3) - 1 estudo tonal (90 minutos A2) Abordagem: Desenho diagramático e/ou medido; estratégias de mancha e claro-escuro. Materiais: qualquer combinação de meios abrasivos e/ou fluídos; Folhas A2 Objetivos: - Explorar e aplicar os repertórios da mancha iniciados na primeira parte (desenho branco e tonalidade subtrativa (grisalhas), gesto tonal, tramas) a situações de reportagem. - Comparar estruturalmente objetos de estudo semelhantes, nas suas semelhanças e diferenças - Desenhar in loco, incluindo anotações sobre a experiência do lugar enquanto se desenha, |
Aula n.º 19 de 18-11-2022
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CONTEÚDOS: A disposição do corpo no tempo e no espaço / modos cromáticos na representação da figura / repertórios da linha e da mancha na caracterização da cor EXERCÍCIO MODOS CROMÁTICOS NA REPRESENTAÇÃO DO CORPO Assunto: desenvolvimentos a partir de modelo vivo. Quantidade/Duração: - n esquissos/ esboços durante 30 minutos; - 1 estudo tricromia: 90 minutos - 1 desenho de abordagem livre: 45 minutos Abordagem: Mão dominante, sincronia entre a visão e o gesto. Cor e mistura aditiva. Materiais: Lápis de cor (cores primárias); pasteis secos/óleo; guache ou aguarela; papel A2. Objetivos: Relacionar a perceção da cor e a perceção da forma; Explorar e aplicar estratégias de caracterização cromática no desenho: misturas aditivas – a tricromia; misturas subtrativas – os repertórios da mancha cromática: tom, intensidade e saturação; o modo cangiante (mudanças bruscas de tom) Desenvolver uma abordagem própria aos modos cromáticos no desenho; |
Aula n.º 20 de 23-11-2022
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Conteúdos: Desenho de reportagem: estratégias de reconhecimento, registo e organização narrativa pelo desenho / Modos de esquisso e esboço REPORTAGEM GRÁFICA [3]: MODOS CROMÁTICOS DO DESENHO Assunto: A partir de um tema, grupo de objetos ou modelo anatómico identificado por cada estudante no museu de anatomia (e.g. o corpo em partes; contentores; reflexos, deformações, etc.) Quantidade/Duração: 4 Esboços, 15 minutos cada 1 estudo, 120 minutos Abordagem: Tricromia (mistura aditiva) ou mistura subtrativa. Materiais: Lápis de cor; pasteis secos; Objetivos: Explorar o impacto da cor na comunicação do objeto ou situação. Explorar e aplicar os modos cromáticos ensaiados na aula anterior à situação de reportagem Desenhar in loco e em tempo real. |
Aula n.º 21 de 25-11-2022
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CONTEÚDOS: A disposição do corpo no tempo e no espaço / repertórios da linha e da mancha / Gesto Orientado A ATMOSFERA DO CORPO: TONALIDADE SUBTRATIVA E O GESTO ORIENTADO DESENHO 1 (tonalidade subtrativa): Duração: 40 minutos Assunto: A partir de modelo vivo Abordagem: Mão de controlo. Coordenação olhar mão. Materiais: Carvão vegetal, borracha de carvão, pano de algodão macio, pincel macio, papel adequado a meios abrasivos, com o mínimo de 180 g/m2 Objetivos: Explorar e aplicar estratégias de modelação e tonalidade com meios abrasivos. Utilizar a luz como elemento definidor de uma estrutura. Relacionar figura e contexto. DESENHO 2 (Gesto Orientado): Duração: 40 minutos Assunto: Modelo vivo Materiais: Qualquer combinação de lápis 2B, 3B e 4B, sobre papel branco, ou de lápis branco/carvão sobre papel tintado. Objetivos: Utilizar a linha em blocos tonais. É importante não sobrecarregar o desenho, gerindo os espaços em reserva (sem tom), criando um equilíbrio de interesses entre linha e tom, áreas de informação detalhada, áreas com pouca informação, e o branco do papel. DESENHO 3 (Abordagem livre): Duração: 20 minutos (2 desenhos) |
Aula n.º 22 de 30-11-2022
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Conteúdos: Desenho de reportagem / Abordagens caligráficas / REPORTAGEM GRÁFICA (4): ABORDAGENS CALIGRÁFICAS Assunto: A partir de um tema, grupo de objetos ou modelo anatómico identificado por cada estudante no museu de anatomia (e.g. o corpo em partes; contentores; reflexos, deformações, etc.) Quantidade / Duração: 10 desenhos (15 minutos cada) Abordagem: Representações caligráficas do objeto de estudo; invenção de meios e construção de próteses. Materiais: meios abrasivos e fluídos diversos; papel de engenharia A3; papel opaco A2 Objetivos: Compreender o movimento implícito e a dinâmica percetiva do objeto, a partir das reações do próprio gesto; explorar diferentes atitudes gestuais, da estruturação à disgrafia; compreender o objeto no tempo. Descrição: Série 1 de desenhos: Construção e uso de próteses de desenho aplicadas à observação. Explorar dispositivos de desenho não convencionais e usos desviantes dos meios tradicionais (3 desenhos). Série 2 de desenhos: Desenho cinemático – sobreposição de desenhos que reflitam o movimento de observação em torno do objeto/situação (3 desenhos sobrepostos). Série 3 de desenhos: ensaios caligráficos a partir do objeto (4 desenhos). |
Aula n.º 23 de 02-12-2022
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CONTEÚDOS: A disposição do corpo no tempo e no espaço CORPO, ESCALA E TEMPO (1) Assunto: desenvolvimentos a partir de modelo vivo. Duração: 3 horas (um desenho ao longo da sessão) Abordagem: Livre. Materiais: a definir por cada estudante, papel de formato A1, mínimo 200 g/m |
Aula n.º 24 de 07-12-2022
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Congreso Internacional Territorios de la educación artística en dialogo, Universidad Nacional de las Artes, Buenos Aires, Argentina |
Aula n.º 25 de 09-12-2022
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Congreso Internacional Territorios de la educación artística en dialogo, Universidad Nacional de las Artes, Buenos Aires, Argentina |
Aula n.º 26 de 14-12-2022
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Conteúdos: Desenho de reportagem / Abordagens caligráficas / REPORTAGEM GRÁFICA (5): ABORDAGEM TAXONÓMICA Assunto: A partir de um tema, grupo de objetos ou modelo anatómico identificado por cada estudante no museu de anatomia (e.g. o corpo em partes; contentores; reflexos, deformações, etc.) Quantidade / Duração: 2 desenhos (90 minutos cada) Abordagem: Gesto tonal; trama; Materiais: Scratchboard; ponta riscadora /agulha) / Aguarela ou lápis de cor; papel satinado ou grão fino >200g/m Objetivos: Ilustração rigorosa do objeto escolhido, enfatizando uma característica taxonómica Descrição: 1 Desenho a preto e branco recorrendo ao scratchboard (gesto tonal e trama) 1 Desenho a cor de um detalhe do objeto |
Aula n.º 27 de 16-12-2022
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CONTEÚDOS: A disposição do corpo no tempo e no espaço CORPO, ESCALA E TEMPO (2) Assunto: desenvolvimentos a partir de modelo vivo. Duração: 3 horas (um desenho ao longo da sessão) Abordagem: Livre. Materiais: a definir por cada estudante, papel de formato A1, mínimo 200 g/m |