Sumários SIGARRA

 
2LAP03 TP
 
Aula n.º 1 de 13-09-2022
Apresentação.
Algumas considerações sobre o programa, objetivos, avaliação, metodologia do trabalho e funcionamento da UC.

[PROJETO 1. ÓPTICO E HÁPTICO]
Exposição visual e teórica – Desenhar entre a perceção óptica e háptica; os meios do desenho e os seus cruzamentos; funções comunicativas do desenho.
Introdução ao âmbito dos exercícios: perceção háptica e representação do movimento.
VARIAÇÕES SOBRE A MÃO EM MOVIMENTO
1) Desenho sobreposto:
Com os materiais disponíveis, realiza um movimento com a mão, como se estivesse a agarrar um objeto imaginário. Sobrepõe três desenhos, mostrando três momentos desse movimento. Descreve num pequeno texto o objeto imaginário. (15 minutos).
2) Desenha a mão direita com a esquerda; desenha a mão esquerda com a direita. Ambos os desenhos devem coexistir na mesma folha (15 minutos).
3) Observa os padrões do movimento realizado pelas mãos de um/a colega. Em tempo real, regista os padrões do movimento observado convertendo-o em linhas (15 minutos).
4) Discussão em torno de alguns dos resultados

Material: meios secos/abrasivos e riscadores diversos. Qualquer suporte de papel disponível.



Aula n.º 2 de 15-09-2022
[PROJETO 1. ÓPTICO E HÁPTICO] Cont.
CONTEÚDOS:
Representação e visualidade háptica.
Desenho e sinestesia.
EXERCÍCIO (5 a 7 desenhos):
A FACE DE JANUS (1): DESENHO HÁPTICO
a) Visualidade háptica: desenvolvimentos a partir de objeto
• 1 a 3 desenhos; 15-20 minuto cada
b) Visualidade háptica: desenvolvimentos a partir do rosto
• 1 desenho; 15-20 minutos

Materiais: Combinação de lápis de grafite B, 2B, 3B e 4B sobre papel de máquina.

Aula n.º 3 de 20-09-2022
[PROJETO 1. ÓPTICO E HÁPTICO] Cont.
CONTEÚDOS:
Representação e visualidade háptica.
Desenho e sinestesia.

EXERCÍCIO (5 a 7 desenhos):
A FACE DE JANUS (2): DA PALAVRA AO DESENHO

Compila uma lista de palavra/expressões que designem propriedades dinâmicas, sensoriais ou narrativas.
A partir da observação do teu retrato no espelho e das expressões anteriores, faz uma série de desenhos relacionados entre si, onde diferentes atitudes e meios se associam à comunicação de diferentes qualidades e expressões. Considera as diferenças de velocidade, pressão, frequência e intensidade do gesto.
• Aspetos a explorar: ausência de contorno; contaminações entre forma e fundo; construção/desconstrução.
• 3 desenhos A2, 30 minutos cada
• Um desenho à escala real do corpo

Materiais: Meios fluídos diversos (tinta-da-china, aguada, aguarela, acrílico, guache) e meios abrasivos em barra (carvão vegetal, carvão sintético, sanguínea, pastel, grafite); papel A2.
Aula n.º 4 de 22-09-2022
[PROJETO 1. ÓPTICO E HÁPTICO] Cont.
CONTEÚDOS:
Desenhar entre a perceção óptica e a perceção háptica
Tonalidade e expressão: Desenho de luz e com luz.
Materiais e processos do desenho: uso abrasivo e fluído dos meios; a relação entre novos e velhos meios.
EXERCÍCIO (4 a 5 desenhos):
TUDO O QUE RELUZ: DESENHOS DE LUZ E COM LUZ

Processos a explorar: Grisalha e desenho branco; tonalidade subtrativa; mancha direta

Para este problema serão necessárias fontes de luz transportáveis (lanternas, projetores, candeeiros). Serão necessárias também formas que interrompam a luz de modo a criar sombras no espaço, com diferentes configurações, e superfícies refletoras (como espelhos, garrafas e jarras, etc.) que produzam desenhos de luz. Recorre a espaços mais escuros e fechados na faculdade para conseguir diferentes efeitos.
4 a 5 desenhos de formato A2, 30 minutos cada

Materiais: Lápis de grafite de diferentes densidades (HB, 2B, 4B, 6B); Grafite em pó; barra de carvão sintético e vegetal, carvão em pó; Lápis de pastel branco; Tinta-da-china, guache ou acrílico; pinceis de diferentes formatos e espessuras; papel A2 branco; papel A2 preparado com aguada cinza.
Aula n.º 5 de 27-09-2022
[PROJETO 1. ÓPTICO E HÁPTICO] Cont.
CONTEÚDOS:
Desenhar entre a perceção ótica e a perceção háptica
Tonalidade e expressão: Desenho de luz e com luz.
Materiais e processos do desenho: uso abrasivo e fluído dos meios
EXERCÍCIO
PANÓPTICO (1) – DO CENTRO E À VOLTA: OS REPERTÓRIOS DA MANCHA

1. Considera um espaço definido por contrastes intensos de luz e sombra. Observa-o do centro para a periferia, rodando sobre ti próprio/a, de forma a fazer uma volta completa.
2. Realiza uma série de desenhos de 5 pontos de vista sequenciais sobre o mesmo espaço. Cada novo desenho deve continuar a representar do espaço do desenho anterior, mantendo a mesma escala. O último desenho deve encontrar o primeiro.
3. Recorre a modulações da mancha e a tramas para criar a tonalidade atmosférica do lugar.
4. Tem em conta que cada desenho em cada ponto de vista terá a sua escala de valores e contrastes: a luz emitida por uma fonte interior não terá a mesma intensidade que a luz solar quando observamos o exterior. Está atento às impressões óticas como a contraluz, os ângulos de incidência,
Materiais: Meios abrasivos e fluidos diversos. Folhas de papel A3 ou A2.
Duração: 30-45 minutos cada desenho, 4 a 5 desenhos.
Aula n.º 6 de 29-09-2022
[PROJETO 1. ÓPTICO E HÁPTICO]CONTEÚDOS:
Desenhar entre a perceção óptica e a perceção háptica
Materiais e processos do desenho: o Desenho Cinemático.
EXERCÍCIO
PANÓPTICO (2) – DESENHO CINEMÁTICO:
OS REPERTÓRIOS DA LINHA
4 a 5 desenhos (VER ENUNCIADO
Considera um espaço amplo, dentro do qual te possas mover em círculo, observando da periferia para o centro. Coloca ou elege um elemento no centro desse espaço, que sirva como referência de escala e afastamento (uma árvore, uma aresta, um poste).
Movendo-te em torno desse centro, realiza uma série de desenhos sequenciais do mesmo espaço, visto de 4 pontos distintos, sobre papel "de engenharia". Em cada desenho, o elemento central deverá manter a mesma escala.
4 a 5 desenhos mínimo, 20-30 minutos cada.
No final, sobrepõe os desenhos de forma a coincidirem no elemento central.
Aula n.º 7 de 04-10-2022
[PROJETO 1. ÓPTICO E HÁPTICO]
CONTEÚDOS:
Desenhar entre a perceção óptica e a perceção háptica
Materiais e processos do desenho: o Desenho Cinemático.
EXERCÍCIO
PANÓPTICO (3) – DESENHO CINEMÁTICO: MANCHA, LINHA E MOVIMENTO
4 a 5 desenhos (VER ENUNCIADO 5, NO FIM)

Cria um cenário: desloca um objeto com algum volume para um espaço improvável, fora do seu contexto (e.g. uma poltrona na rua).
Segue os passos do enunciado anterior (Panóptico 2).
Em cada camada, e à medida que rodeias o objeto, foca-te numa característica do espaço e do objeto; cor, padrões de luz e sombra, movimentos observados, contorno e dintorno, diagramas.
Recorre a diferentes repertórios da linha e da mancha para caracterizar cada uma destas camadas em papeis de poliéster (‘de engenharia’): desenhos gestuais, de contorno, atmosféricos, diagramáticos,
No final, sobrepõe os desenhos de modo a que narrem o movimento do teu corpo ao redor.

Materiais: Materiais riscadores diversos. Papel branco A2 e papel "de engenharia" A3
Aula n.º 8 de 06-10-2022
[PROJETO 2. O DESENHO DOS OUTROS]:
ONTEÚDOS
Materiais e processos do desenho: uso abrasivo e fluído dos meios; processos de transferência de imagem; a relação entre novos e velhos meios.
Interligações entre a marca desenhada, a imagem impressa e a imagem projetada.
EXERCÍCIO
REPRODUÇÃO, SÍNTESE E METAMORFOSE (1)
4 desenhos
O exercício da reprodução e apropriação pelo desenho de outras obras e imagens tem uma história onde se cruzam o ensino da arte, a miscigenação de culturas populares e eruditas ou a provocação de novas ideias. Mas também se entrelaça nos debates atuais em torno da apropriação cultural e sobre o que define um autor. Estratégias como o readymade, a fotomontagem ou détournement situacionista são exemplos da história recente cujo potencial criativo e de confronto foi ampliado pelo uso de smartphones e livre acesso ao arquivo coletivo de imagens na internet.
Este primeiro exercício inicia a interrogação e transformação dos processos e meios dos desenhos de outros.
Aula n.º 9 de 11-10-2022
[PROJETO 2. O DESENHO DOS OUTROS]
CONTEÚDOS
Materiais e processos do desenho: uso abrasivo e fluído dos meios; processos de transferência de imagem; a relação entre novos e velhos meios.
Interligações entre a marca desenhada, a imagem impressa e a imagem projetada.
EXERCÍCIO
CRUZAMENTOS E DESVIOS: O DESENHO INCORPORADO (2)
4 registos distintos
Aula n.º 10 de 13-10-2022
[PROJETO 2. O DESENHO DOS OUTROS]
CONTEÚDOS
Materiais e processos do desenho: uso abrasivo e fluído dos meios; processos de transferência de imagem; a relação entre novos e velhos meios.
Interligações entre a marca desenhada, a imagem impressa e a imagem projetada.
EXERCÍCIO
DESLOCAMENTO, AMPLIAÇÃO E TRANSFERÊNCIA (3)
3-4 desenhos (x n tentativas)

A partir da reinterpretação de fontes e referências do diário gráfico, explora diferentes formas e processos de transferência e deslocamento de imagem. Adota, para este trabalho, a atitude do détournement situacionista, que consiste na apropriação de palavras e imagens de uma cultura dominante para pôr em causa o sentido e função originais. Recorre a procedimentos e técnicas que se tornaram obsoletas com o aparecimento de novos materiais e tecnologias (e.g. spolvero), para recriar novos sentidos a partir da combinação improvável de desenhos com textos e outras imagens.
Aula n.º 11 de 18-10-2022
[PROJETO 2. O DESENHO DOS OUTROS]
CONTEÚDOS
Materiais e processos do desenho: uso abrasivo e fluído dos meios; processos de transferência de imagem; a relação entre novos e velhos meios.
Interligações entre a marca desenhada, a imagem impressa e a imagem projetada.
EXERCÍCIO
PROCESSOS ABRASIVOS E FLUÍDOS (4)
1 a 3 desenhos
O trabalho procura desenvolver capacidades de tradução e transmutação das imagens em outros meios. A/o estudante deverá ser capaz de transformar radicalmente as duas fontes, introduzindo novos elementos do seu arquivo e novas abordagens materiais e técnicas.
Aula n.º 12 de 20-10-2022
[PONTO DE SITUAÇÃO]
Considerações gerais sobre os desenhos e resultados. Planificação do acompanhamento individual do trabalho (avaliação qualitativa).
APRESENTAÇÃO — [PROJETO 3. O CORPO COMO OBJETO E SUJEITO]
Aula n.º 13 de 25-10-2022
[PROJETO 3. O CORPO COMO OBJETO E SUJEITO]
CONTEÚDOS: A disposição do corpo no tempo e no espaço / Introdução à miologia da figura / Desenho diagramático e planar
INTRODUÇÃO À MIOLOGIA

DESCRIÇÃO

A partir da observação de um esfolado, realiza uma série de desenhos de análise do relevo muscular na superfície do corpo. Problemas a considerar:
Observação de pontos estruturais na superfície do corpo (frente e costas) (Ver notas em anexo 1);
Músculos de superfície – a representação do esfolado;
Da miologia ao corpo visível – definição estrutural e dinâmica do volume da figura;
Aula n.º 14 de 27-10-2022
[PROJETO 3. O CORPO COMO OBJETO E SUJEITO]
CONTEÚDOS: A disposição do corpo no tempo e no espaço / Introdução à miologia da figura.
À FLOR DA PELE – O ESFOLADO

DESCRIÇÃO

A partir da observação do esfolado, realiza um estudo volumétrico que descreva, por tramas e tonalidades, o relevo aparente dos músculos e as suas relações anatómicas.
Pontos a considerar:
Identificação das principais massas musculares, sua forma e volume
Caracterização dos pontos de intersecção dos principais músculos de superfície
Aula n.º 15 de 03-11-2022
[PROJETO 3. O CORPO COMO OBJETO E SUJEITO]
CONTEÚDOS: A disposição do corpo no tempo e no espaço / Introdução à miologia da figura / Desenho de movimento / Variações tonais do gesto.
EXERCÍCIO
DO ESFOLADO AO CORPO EM TEMPO REAL – A PERCEÇÃO DO MOVIMENTO
ASSUNTO: Modelo vivo
Estudos comparados de movimento entre o esfolado e o modelo vivo.
Recorrendo às formas dinâmicas dos músculos implicados no movimento do corpo, realiza uma série de desenhos gestuais e tonais que descrevam a ação do modelo e o seu contexto.
Este desenho procura relacionar dois importantes elementos do desenho no mesmo processo. O desenhador verá o objeto/contexto como uma experiência global de luz, e tentará descrevê-la através da mudança de tons e do sombreado. Esses dois elementos são o espaço negativo e a tonalidade.
Aula n.º 16 de 08-11-2022
[PROJETO 3. O CORPO COMO OBJETO E SUJEITO]
CONTEÚDOS: A disposição do corpo no tempo e no espaço / Variações tonais do gesto
EXERCÍCIO
CORPO: MEDIDA E ESCORÇO
Conciliar estratégias analíticas (desenho medido e planar) com uma abordagem mais ecológica da visão (perceção de espaços negativos e formas em perspetiva).
Compreender as alterações na representação do corpo em escorço.
Relacionar a forma que se conhece com a forma que se percebe.
Explorar o impacto narrativo do corpo em perspetiva.
Aula n.º 17 de 10-11-2022
[PROJETO 3. O CORPO COMO OBJETO E SUJEITO]
CONTEÚDOS: A disposição do corpo no tempo e no espaço / modos cromáticos na representação da figura / repertórios da linha e da mancha na caracterização da cor.
Relacionar a perceção da cor e a perceção da forma;
Explorar e aplicar estratégias de caracterização cromática no desenho: misturas aditivas – a tricromia; misturas subtrativas – os repertórios da mancha cromática: tom, intensidade e saturação; o modo cangiante (mudanças bruscas de tom)
Desenvolver uma abordagem própria aos modos cromáticos no desenho.
Aula n.º 18 de 15-11-2022
[PROJETO 3. O CORPO COMO OBJETO E SUJEITO]
CONTEÚDOS: A disposição do corpo no tempo e no espaço / repertórios da linha e da mancha / Gesto Orientado
A ATMOSFERA DO CORPO: TONALIDADE SUBTRATIVA E O GESTO ORIENTADO

DESENHO 1 (tonalidade subtrativa):
Explorar e aplicar estratégias de modelação e tonalidade com meios abrasivos.
Utilizar a luz como elemento definidor de uma estrutura.
Relacionar figura e contexto.

DESENHO 2 (Gesto Orientado):
Utilizar a linha em blocos tonais. É importante não sobrecarregar o desenho, gerindo os espaços em reserva (sem tom), criando um equilíbrio de interesses entre linha e tom, áreas de informação detalhada, áreas com pouca informação, e o branco do papel.
Aula n.º 19 de 17-11-2022
[PROJETO 3. O CORPO COMO OBJETO E SUJEITO]
CONTEÚDOS: A disposição do corpo no tempo e no espaço
CORPO, ESCALA E TEMPO (1)
Assunto: desenvolvimentos a partir de modelo vivo.
Duração: 3 horas (um desenho ao longo da sessão)
Abordagem: Livre.
Materiais: a definir por cada estudante, papel de formato A1, mínimo 200 g/m
Aula n.º 20 de 22-11-2022
[PROJETO 3. O CORPO COMO OBJETO E SUJEITO] CONT.
CONTEÚDOS: A disposição do corpo no tempo e no espaço
CORPO, ESCALA E TEMPO (1)
Assunto: desenvolvimentos a partir de modelo vivo.
Duração: 3 horas (um desenho ao longo da sessão)
Abordagem: Livre.
Materiais: a definir por cada estudante, papel de formato A1, mínimo 200 g/m
Aula n.º 21 de 24-11-2022
PROJETO 4. REPORTAGEM GRÁFICA: O MUSEU DE ANATOMIA E O CORPO TRANSPARENTE]

INTRODUÇÃO
O desenho de reportagem é o desenho de um acontecimento ou circunstância (não de um objeto ou espaço isolado). Isto significa que a/o desenhador/a procura acompanhar a evolução e os pontos de vista sobre a mesma situação durante algum tempo. É um desenho que recolhe as informações in loco, em tempo real, ainda que depois recorra a arquivos de imagens para as contextualizar e organizar.

DESCRIÇÃO
REPORTAGEM GRÁFICA (1): ESTRATÉGIAS DE RECONHECIMENTO E PROCURA
Assunto: Modelos anatómicos e partes do corpo humano e animal.
Lugar: Museu de Anatomia do ICBAS.
Objetivos:
Criação de um caderno de reportagem sobre o museu anatómico (independente do diário gráfico).
Reconhecimento do espaço, seus objetos e dinâmicas de uso.
Desenvolvimento da capacidade de síntese e gesto responsivo.
Reconhecer o contraste entre a geometria do espaço e as diferentes configurações anatómicas.
Desenhos de perspetiva e atmosféricos.
Desenhar o espaço como acontecimento (e.g. comportamentos de pessoas no espaço)
Registo fotográfico e documental complementar aos desenhos (nota: uma seleção destes registos deverá ser impressa e integrada no dossier de reportagem)
Aula n.º 22 de 29-11-2022
[PROJETO 4. REPORTAGEM GRÁFICA: O MUSEU DE ANATOMIA E O CORPO TRANSPARENTE]
Conteúdos: Desenho de reportagem: estratégias de reconhecimento, registo e organização narrativa pelo desenho / Abordagem taxonómica
EXERCÍCIO
REPORTAGEM GRÁFICA (2): CARACTERIZAÇÕES ESTRUTURAIS E ATMOSFÉRICAS
Assunto: A partir de um tema, grupo de objetos ou modelo anatómico identificado por cada estudante no museu de anatomia (e.g. o corpo em partes; contentores; reflexos, deformações, etc.)
Aula n.º 23 de 06-12-2022
[PROJETO 4. REPORTAGEM GRÁFICA: O MUSEU DE ANATOMIA E O CORPO TRANSPARENTE] Cont.
Conteúdos: Desenho de reportagem: estratégias de reconhecimento, registo e organização narrativa pelo desenho / Modos de esquisso e esboço
REPORTAGEM GRÁFICA [3]: MODOS CROMÁTICOS DO DESENHO
Assunto: A partir de um tema, grupo de objetos ou modelo anatómico identificado por cada estudante no museu de anatomia (e.g. o corpo em partes; contentores; reflexos, deformações, etc.)
Objetivos:
Explorar o impacto da cor na comunicação do objeto ou situação.
Explorar e aplicar os modos cromáticos ensaiados na aula anterior à situação de reportagem
Desenhar in loco e em tempo real.

Aula n.º 24 de 13-12-2022
[PROJETO 4. REPORTAGEM GRÁFICA: O MUSEU DE ANATOMIA E O CORPO TRANSPARENTE]
Conteúdos: Desenho de reportagem / Abordagens caligráficas
REPORTAGEM GRÁFICA (4): ABORDAGENS CALIGRÁFICAS

Assunto: A partir de um tema, grupo de objetos ou modelo anatómico identificado por cada estudante no museu de anatomia (e.g. o corpo em partes; contentores; reflexos, deformações, etc.)
Objetivos: Compreender o movimento implícito e a dinâmica percetiva do objeto, a partir das reações do próprio gesto; explorar diferentes atitudes gestuais, da estruturação à disgrafia; compreender o objeto no tempo.
Aula n.º 25 de 15-12-2022
[PROJETO 4. REPORTAGEM GRÁFICA: O MUSEU DE ANATOMIA E O CORPO TRANSPARENTE]
Conteúdos: Desenho de reportagem: estratégias de reconhecimento, registo e organização narrativa pelo desenho / Desenho compósito
REPORTAGEM GRÁFICA [6] - O DESENHO COMPÓSITO - PROCESSOS DE TRADUÇÃO, SÍNTESE E METAMORFOSE
Assunto: A partir de um tema, grupo de objetos ou modelo anatómico identificado por cada estudante no museu de anatomia (e.g. o corpo em partes; contentores; reflexos, deformações, etc.)
Objetivos: O desenho compósito surge da intenção de editar o material recolhido para que possa ser comunicado de forma coerente. Compreende fragmentos de imagens, mapas, axonometrias, fragmentos textuais, etc. Essa edição implica um trabalho de tradução, síntese e metamorfose.
Aula n.º 26 de 03-01-2023
Cont.
Período de avaliações
Aula n.º 27 de 05-01-2023
Cont.
Período de avaliações
Aula n.º 28 de 10-01-2023
Conclusão do trabalho 1
[PROJETO 4. REPORTAGEM GRÁFICA: O MUSEU DE ANATOMIA E O CORPO TRANSPARENTE] Cont.
Conteúdos: Desenho de reportagem: estratégias de reconhecimento, registo e organização narrativa pelo desenho / Desenho compósito
Aula n.º 29 de 12-01-2023
Conclusão do trabalho 2
[PROJETO 4. REPORTAGEM GRÁFICA: O MUSEU DE ANATOMIA E O CORPO TRANSPARENTE] Cont.
Conteúdos: Desenho de reportagem: estratégias de reconhecimento, registo e organização narrativa pelo desenho / Desenho compósito