Sumários SIGARRA
2LAP03 TP |
Aula n.º 1 de 13-09-2022
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Apresentação. Algumas considerações sobre o programa, objetivos, avaliação, metodologia do trabalho e funcionamento da UC. [PROJETO 1. ÓPTICO E HÁPTICO] Exposição visual e teórica – Desenhar entre a perceção óptica e háptica; os meios do desenho e os seus cruzamentos; funções comunicativas do desenho. Introdução ao âmbito dos exercícios: perceção háptica e representação do movimento. VARIAÇÕES SOBRE A MÃO EM MOVIMENTO 1) Desenho sobreposto: Com os materiais disponíveis, realiza um movimento com a mão, como se estivesse a agarrar um objeto imaginário. Sobrepõe três desenhos, mostrando três momentos desse movimento. Descreve num pequeno texto o objeto imaginário. (15 minutos). 2) Desenha a mão direita com a esquerda; desenha a mão esquerda com a direita. Ambos os desenhos devem coexistir na mesma folha (15 minutos). 3) Observa os padrões do movimento realizado pelas mãos de um/a colega. Em tempo real, regista os padrões do movimento observado convertendo-o em linhas (15 minutos). 4) Discussão em torno de alguns dos resultados Material: meios secos/abrasivos e riscadores diversos. Qualquer suporte de papel disponível. |
Aula n.º 2 de 15-09-2022
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[PROJETO 1. ÓPTICO E HÁPTICO] Cont. CONTEÚDOS: Representação e visualidade háptica. Desenho e sinestesia. EXERCÍCIO (5 a 7 desenhos): A FACE DE JANUS (1): DESENHO HÁPTICO a) Visualidade háptica: desenvolvimentos a partir de objeto • 1 a 3 desenhos; 15-20 minuto cada b) Visualidade háptica: desenvolvimentos a partir do rosto • 1 desenho; 15-20 minutos Materiais: Combinação de lápis de grafite B, 2B, 3B e 4B sobre papel de máquina. |
Aula n.º 3 de 20-09-2022
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[PROJETO 1. ÓPTICO E HÁPTICO] Cont. CONTEÚDOS: Representação e visualidade háptica. Desenho e sinestesia. EXERCÍCIO (5 a 7 desenhos): A FACE DE JANUS (2): DA PALAVRA AO DESENHO Compila uma lista de palavra/expressões que designem propriedades dinâmicas, sensoriais ou narrativas. A partir da observação do teu retrato no espelho e das expressões anteriores, faz uma série de desenhos relacionados entre si, onde diferentes atitudes e meios se associam à comunicação de diferentes qualidades e expressões. Considera as diferenças de velocidade, pressão, frequência e intensidade do gesto. • Aspetos a explorar: ausência de contorno; contaminações entre forma e fundo; construção/desconstrução. • 3 desenhos A2, 30 minutos cada • Um desenho à escala real do corpo Materiais: Meios fluídos diversos (tinta-da-china, aguada, aguarela, acrílico, guache) e meios abrasivos em barra (carvão vegetal, carvão sintético, sanguínea, pastel, grafite); papel A2. |
Aula n.º 4 de 22-09-2022
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[PROJETO 1. ÓPTICO E HÁPTICO] Cont. CONTEÚDOS: Desenhar entre a perceção óptica e a perceção háptica Tonalidade e expressão: Desenho de luz e com luz. Materiais e processos do desenho: uso abrasivo e fluído dos meios; a relação entre novos e velhos meios. EXERCÍCIO (4 a 5 desenhos): TUDO O QUE RELUZ: DESENHOS DE LUZ E COM LUZ Processos a explorar: Grisalha e desenho branco; tonalidade subtrativa; mancha direta Para este problema serão necessárias fontes de luz transportáveis (lanternas, projetores, candeeiros). Serão necessárias também formas que interrompam a luz de modo a criar sombras no espaço, com diferentes configurações, e superfícies refletoras (como espelhos, garrafas e jarras, etc.) que produzam desenhos de luz. Recorre a espaços mais escuros e fechados na faculdade para conseguir diferentes efeitos. 4 a 5 desenhos de formato A2, 30 minutos cada Materiais: Lápis de grafite de diferentes densidades (HB, 2B, 4B, 6B); Grafite em pó; barra de carvão sintético e vegetal, carvão em pó; Lápis de pastel branco; Tinta-da-china, guache ou acrílico; pinceis de diferentes formatos e espessuras; papel A2 branco; papel A2 preparado com aguada cinza. |
Aula n.º 5 de 27-09-2022
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[PROJETO 1. ÓPTICO E HÁPTICO] Cont. CONTEÚDOS: Desenhar entre a perceção ótica e a perceção háptica Tonalidade e expressão: Desenho de luz e com luz. Materiais e processos do desenho: uso abrasivo e fluído dos meios EXERCÍCIO PANÓPTICO (1) – DO CENTRO E À VOLTA: OS REPERTÓRIOS DA MANCHA 1. Considera um espaço definido por contrastes intensos de luz e sombra. Observa-o do centro para a periferia, rodando sobre ti próprio/a, de forma a fazer uma volta completa. 2. Realiza uma série de desenhos de 5 pontos de vista sequenciais sobre o mesmo espaço. Cada novo desenho deve continuar a representar do espaço do desenho anterior, mantendo a mesma escala. O último desenho deve encontrar o primeiro. 3. Recorre a modulações da mancha e a tramas para criar a tonalidade atmosférica do lugar. 4. Tem em conta que cada desenho em cada ponto de vista terá a sua escala de valores e contrastes: a luz emitida por uma fonte interior não terá a mesma intensidade que a luz solar quando observamos o exterior. Está atento às impressões óticas como a contraluz, os ângulos de incidência, Materiais: Meios abrasivos e fluidos diversos. Folhas de papel A3 ou A2. Duração: 30-45 minutos cada desenho, 4 a 5 desenhos. |
Aula n.º 6 de 29-09-2022
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[PROJETO 1. ÓPTICO E HÁPTICO]CONTEÚDOS: Desenhar entre a perceção óptica e a perceção háptica Materiais e processos do desenho: o Desenho Cinemático. EXERCÍCIO PANÓPTICO (2) – DESENHO CINEMÁTICO: OS REPERTÓRIOS DA LINHA 4 a 5 desenhos (VER ENUNCIADO Considera um espaço amplo, dentro do qual te possas mover em círculo, observando da periferia para o centro. Coloca ou elege um elemento no centro desse espaço, que sirva como referência de escala e afastamento (uma árvore, uma aresta, um poste). Movendo-te em torno desse centro, realiza uma série de desenhos sequenciais do mesmo espaço, visto de 4 pontos distintos, sobre papel "de engenharia". Em cada desenho, o elemento central deverá manter a mesma escala. 4 a 5 desenhos mínimo, 20-30 minutos cada. No final, sobrepõe os desenhos de forma a coincidirem no elemento central. |
Aula n.º 7 de 04-10-2022
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[PROJETO 1. ÓPTICO E HÁPTICO] CONTEÚDOS: Desenhar entre a perceção óptica e a perceção háptica Materiais e processos do desenho: o Desenho Cinemático. EXERCÍCIO PANÓPTICO (3) – DESENHO CINEMÁTICO: MANCHA, LINHA E MOVIMENTO 4 a 5 desenhos (VER ENUNCIADO 5, NO FIM) Cria um cenário: desloca um objeto com algum volume para um espaço improvável, fora do seu contexto (e.g. uma poltrona na rua). Segue os passos do enunciado anterior (Panóptico 2). Em cada camada, e à medida que rodeias o objeto, foca-te numa característica do espaço e do objeto; cor, padrões de luz e sombra, movimentos observados, contorno e dintorno, diagramas. Recorre a diferentes repertórios da linha e da mancha para caracterizar cada uma destas camadas em papeis de poliéster (‘de engenharia’): desenhos gestuais, de contorno, atmosféricos, diagramáticos, No final, sobrepõe os desenhos de modo a que narrem o movimento do teu corpo ao redor. Materiais: Materiais riscadores diversos. Papel branco A2 e papel "de engenharia" A3 |
Aula n.º 8 de 06-10-2022
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[PROJETO 2. O DESENHO DOS OUTROS]: ONTEÚDOS Materiais e processos do desenho: uso abrasivo e fluído dos meios; processos de transferência de imagem; a relação entre novos e velhos meios. Interligações entre a marca desenhada, a imagem impressa e a imagem projetada. EXERCÍCIO REPRODUÇÃO, SÍNTESE E METAMORFOSE (1) 4 desenhos O exercício da reprodução e apropriação pelo desenho de outras obras e imagens tem uma história onde se cruzam o ensino da arte, a miscigenação de culturas populares e eruditas ou a provocação de novas ideias. Mas também se entrelaça nos debates atuais em torno da apropriação cultural e sobre o que define um autor. Estratégias como o readymade, a fotomontagem ou détournement situacionista são exemplos da história recente cujo potencial criativo e de confronto foi ampliado pelo uso de smartphones e livre acesso ao arquivo coletivo de imagens na internet. Este primeiro exercício inicia a interrogação e transformação dos processos e meios dos desenhos de outros. |
Aula n.º 9 de 11-10-2022
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[PROJETO 2. O DESENHO DOS OUTROS] CONTEÚDOS Materiais e processos do desenho: uso abrasivo e fluído dos meios; processos de transferência de imagem; a relação entre novos e velhos meios. Interligações entre a marca desenhada, a imagem impressa e a imagem projetada. EXERCÍCIO CRUZAMENTOS E DESVIOS: O DESENHO INCORPORADO (2) 4 registos distintos |
Aula n.º 10 de 13-10-2022
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[PROJETO 2. O DESENHO DOS OUTROS] CONTEÚDOS Materiais e processos do desenho: uso abrasivo e fluído dos meios; processos de transferência de imagem; a relação entre novos e velhos meios. Interligações entre a marca desenhada, a imagem impressa e a imagem projetada. EXERCÍCIO DESLOCAMENTO, AMPLIAÇÃO E TRANSFERÊNCIA (3) 3-4 desenhos (x n tentativas) A partir da reinterpretação de fontes e referências do diário gráfico, explora diferentes formas e processos de transferência e deslocamento de imagem. Adota, para este trabalho, a atitude do détournement situacionista, que consiste na apropriação de palavras e imagens de uma cultura dominante para pôr em causa o sentido e função originais. Recorre a procedimentos e técnicas que se tornaram obsoletas com o aparecimento de novos materiais e tecnologias (e.g. spolvero), para recriar novos sentidos a partir da combinação improvável de desenhos com textos e outras imagens. |
Aula n.º 11 de 18-10-2022
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[PROJETO 2. O DESENHO DOS OUTROS] CONTEÚDOS Materiais e processos do desenho: uso abrasivo e fluído dos meios; processos de transferência de imagem; a relação entre novos e velhos meios. Interligações entre a marca desenhada, a imagem impressa e a imagem projetada. EXERCÍCIO PROCESSOS ABRASIVOS E FLUÍDOS (4) 1 a 3 desenhos O trabalho procura desenvolver capacidades de tradução e transmutação das imagens em outros meios. A/o estudante deverá ser capaz de transformar radicalmente as duas fontes, introduzindo novos elementos do seu arquivo e novas abordagens materiais e técnicas. |
Aula n.º 12 de 20-10-2022
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[PONTO DE SITUAÇÃO] Considerações gerais sobre os desenhos e resultados. Planificação do acompanhamento individual do trabalho (avaliação qualitativa). APRESENTAÇÃO — [PROJETO 3. O CORPO COMO OBJETO E SUJEITO] |
Aula n.º 13 de 25-10-2022
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[PROJETO 3. O CORPO COMO OBJETO E SUJEITO] CONTEÚDOS: A disposição do corpo no tempo e no espaço / Introdução à miologia da figura / Desenho diagramático e planar INTRODUÇÃO À MIOLOGIA DESCRIÇÃO A partir da observação de um esfolado, realiza uma série de desenhos de análise do relevo muscular na superfície do corpo. Problemas a considerar: Observação de pontos estruturais na superfície do corpo (frente e costas) (Ver notas em anexo 1); Músculos de superfície – a representação do esfolado; Da miologia ao corpo visível – definição estrutural e dinâmica do volume da figura; |
Aula n.º 14 de 27-10-2022
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[PROJETO 3. O CORPO COMO OBJETO E SUJEITO] CONTEÚDOS: A disposição do corpo no tempo e no espaço / Introdução à miologia da figura. À FLOR DA PELE – O ESFOLADO DESCRIÇÃO A partir da observação do esfolado, realiza um estudo volumétrico que descreva, por tramas e tonalidades, o relevo aparente dos músculos e as suas relações anatómicas. Pontos a considerar: Identificação das principais massas musculares, sua forma e volume Caracterização dos pontos de intersecção dos principais músculos de superfície |
Aula n.º 15 de 03-11-2022
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[PROJETO 3. O CORPO COMO OBJETO E SUJEITO] CONTEÚDOS: A disposição do corpo no tempo e no espaço / Introdução à miologia da figura / Desenho de movimento / Variações tonais do gesto. EXERCÍCIO DO ESFOLADO AO CORPO EM TEMPO REAL – A PERCEÇÃO DO MOVIMENTO ASSUNTO: Modelo vivo Estudos comparados de movimento entre o esfolado e o modelo vivo. Recorrendo às formas dinâmicas dos músculos implicados no movimento do corpo, realiza uma série de desenhos gestuais e tonais que descrevam a ação do modelo e o seu contexto. Este desenho procura relacionar dois importantes elementos do desenho no mesmo processo. O desenhador verá o objeto/contexto como uma experiência global de luz, e tentará descrevê-la através da mudança de tons e do sombreado. Esses dois elementos são o espaço negativo e a tonalidade. |
Aula n.º 16 de 08-11-2022
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[PROJETO 3. O CORPO COMO OBJETO E SUJEITO] CONTEÚDOS: A disposição do corpo no tempo e no espaço / Variações tonais do gesto EXERCÍCIO CORPO: MEDIDA E ESCORÇO Conciliar estratégias analíticas (desenho medido e planar) com uma abordagem mais ecológica da visão (perceção de espaços negativos e formas em perspetiva). Compreender as alterações na representação do corpo em escorço. Relacionar a forma que se conhece com a forma que se percebe. Explorar o impacto narrativo do corpo em perspetiva. |
Aula n.º 17 de 10-11-2022
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[PROJETO 3. O CORPO COMO OBJETO E SUJEITO] CONTEÚDOS: A disposição do corpo no tempo e no espaço / modos cromáticos na representação da figura / repertórios da linha e da mancha na caracterização da cor. Relacionar a perceção da cor e a perceção da forma; Explorar e aplicar estratégias de caracterização cromática no desenho: misturas aditivas – a tricromia; misturas subtrativas – os repertórios da mancha cromática: tom, intensidade e saturação; o modo cangiante (mudanças bruscas de tom) Desenvolver uma abordagem própria aos modos cromáticos no desenho. |
Aula n.º 18 de 15-11-2022
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[PROJETO 3. O CORPO COMO OBJETO E SUJEITO] CONTEÚDOS: A disposição do corpo no tempo e no espaço / repertórios da linha e da mancha / Gesto Orientado A ATMOSFERA DO CORPO: TONALIDADE SUBTRATIVA E O GESTO ORIENTADO DESENHO 1 (tonalidade subtrativa): Explorar e aplicar estratégias de modelação e tonalidade com meios abrasivos. Utilizar a luz como elemento definidor de uma estrutura. Relacionar figura e contexto. DESENHO 2 (Gesto Orientado): Utilizar a linha em blocos tonais. É importante não sobrecarregar o desenho, gerindo os espaços em reserva (sem tom), criando um equilíbrio de interesses entre linha e tom, áreas de informação detalhada, áreas com pouca informação, e o branco do papel. |
Aula n.º 19 de 17-11-2022
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[PROJETO 3. O CORPO COMO OBJETO E SUJEITO] CONTEÚDOS: A disposição do corpo no tempo e no espaço CORPO, ESCALA E TEMPO (1) Assunto: desenvolvimentos a partir de modelo vivo. Duração: 3 horas (um desenho ao longo da sessão) Abordagem: Livre. Materiais: a definir por cada estudante, papel de formato A1, mínimo 200 g/m |
Aula n.º 20 de 22-11-2022
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[PROJETO 3. O CORPO COMO OBJETO E SUJEITO] CONT. CONTEÚDOS: A disposição do corpo no tempo e no espaço CORPO, ESCALA E TEMPO (1) Assunto: desenvolvimentos a partir de modelo vivo. Duração: 3 horas (um desenho ao longo da sessão) Abordagem: Livre. Materiais: a definir por cada estudante, papel de formato A1, mínimo 200 g/m |
Aula n.º 21 de 24-11-2022
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PROJETO 4. REPORTAGEM GRÁFICA: O MUSEU DE ANATOMIA E O CORPO TRANSPARENTE] INTRODUÇÃO O desenho de reportagem é o desenho de um acontecimento ou circunstância (não de um objeto ou espaço isolado). Isto significa que a/o desenhador/a procura acompanhar a evolução e os pontos de vista sobre a mesma situação durante algum tempo. É um desenho que recolhe as informações in loco, em tempo real, ainda que depois recorra a arquivos de imagens para as contextualizar e organizar. DESCRIÇÃO REPORTAGEM GRÁFICA (1): ESTRATÉGIAS DE RECONHECIMENTO E PROCURA Assunto: Modelos anatómicos e partes do corpo humano e animal. Lugar: Museu de Anatomia do ICBAS. Objetivos: Criação de um caderno de reportagem sobre o museu anatómico (independente do diário gráfico). Reconhecimento do espaço, seus objetos e dinâmicas de uso. Desenvolvimento da capacidade de síntese e gesto responsivo. Reconhecer o contraste entre a geometria do espaço e as diferentes configurações anatómicas. Desenhos de perspetiva e atmosféricos. Desenhar o espaço como acontecimento (e.g. comportamentos de pessoas no espaço) Registo fotográfico e documental complementar aos desenhos (nota: uma seleção destes registos deverá ser impressa e integrada no dossier de reportagem) |
Aula n.º 22 de 29-11-2022
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[PROJETO 4. REPORTAGEM GRÁFICA: O MUSEU DE ANATOMIA E O CORPO TRANSPARENTE] Conteúdos: Desenho de reportagem: estratégias de reconhecimento, registo e organização narrativa pelo desenho / Abordagem taxonómica EXERCÍCIO REPORTAGEM GRÁFICA (2): CARACTERIZAÇÕES ESTRUTURAIS E ATMOSFÉRICAS Assunto: A partir de um tema, grupo de objetos ou modelo anatómico identificado por cada estudante no museu de anatomia (e.g. o corpo em partes; contentores; reflexos, deformações, etc.) |
Aula n.º 23 de 06-12-2022
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[PROJETO 4. REPORTAGEM GRÁFICA: O MUSEU DE ANATOMIA E O CORPO TRANSPARENTE] Cont. Conteúdos: Desenho de reportagem: estratégias de reconhecimento, registo e organização narrativa pelo desenho / Modos de esquisso e esboço REPORTAGEM GRÁFICA [3]: MODOS CROMÁTICOS DO DESENHO Assunto: A partir de um tema, grupo de objetos ou modelo anatómico identificado por cada estudante no museu de anatomia (e.g. o corpo em partes; contentores; reflexos, deformações, etc.) Objetivos: Explorar o impacto da cor na comunicação do objeto ou situação. Explorar e aplicar os modos cromáticos ensaiados na aula anterior à situação de reportagem Desenhar in loco e em tempo real. |
Aula n.º 24 de 13-12-2022
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[PROJETO 4. REPORTAGEM GRÁFICA: O MUSEU DE ANATOMIA E O CORPO TRANSPARENTE] Conteúdos: Desenho de reportagem / Abordagens caligráficas REPORTAGEM GRÁFICA (4): ABORDAGENS CALIGRÁFICAS Assunto: A partir de um tema, grupo de objetos ou modelo anatómico identificado por cada estudante no museu de anatomia (e.g. o corpo em partes; contentores; reflexos, deformações, etc.) Objetivos: Compreender o movimento implícito e a dinâmica percetiva do objeto, a partir das reações do próprio gesto; explorar diferentes atitudes gestuais, da estruturação à disgrafia; compreender o objeto no tempo. |
Aula n.º 25 de 15-12-2022
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[PROJETO 4. REPORTAGEM GRÁFICA: O MUSEU DE ANATOMIA E O CORPO TRANSPARENTE] Conteúdos: Desenho de reportagem: estratégias de reconhecimento, registo e organização narrativa pelo desenho / Desenho compósito REPORTAGEM GRÁFICA [6] - O DESENHO COMPÓSITO - PROCESSOS DE TRADUÇÃO, SÍNTESE E METAMORFOSE Assunto: A partir de um tema, grupo de objetos ou modelo anatómico identificado por cada estudante no museu de anatomia (e.g. o corpo em partes; contentores; reflexos, deformações, etc.) Objetivos: O desenho compósito surge da intenção de editar o material recolhido para que possa ser comunicado de forma coerente. Compreende fragmentos de imagens, mapas, axonometrias, fragmentos textuais, etc. Essa edição implica um trabalho de tradução, síntese e metamorfose. |
Aula n.º 26 de 03-01-2023
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Cont. Período de avaliações |
Aula n.º 27 de 05-01-2023
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Cont. Período de avaliações |
Aula n.º 28 de 10-01-2023
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Conclusão do trabalho 1 [PROJETO 4. REPORTAGEM GRÁFICA: O MUSEU DE ANATOMIA E O CORPO TRANSPARENTE] Cont. Conteúdos: Desenho de reportagem: estratégias de reconhecimento, registo e organização narrativa pelo desenho / Desenho compósito |
Aula n.º 29 de 12-01-2023
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Conclusão do trabalho 2 [PROJETO 4. REPORTAGEM GRÁFICA: O MUSEU DE ANATOMIA E O CORPO TRANSPARENTE] Cont. Conteúdos: Desenho de reportagem: estratégias de reconhecimento, registo e organização narrativa pelo desenho / Desenho compósito |