A criatividade é considerada motor da inovação e fator decisivo no desenvolvimento de competências pessoais, profissionais, sociais e empresariais. Sobretudo em áreas como o management e a inovação, ela é um fator essencial de sucesso. No entanto, o fenómeno da criatividade ainda não é suficientemente integrado nos estudos da gestão e na realidade empresarial. No intuito de encaminhar um melhor entendimento da criatividade e incentivar a sua aplicação no universo organizacional, nesta disciplina serão explorados os conceitos da criatividade e as características de uma pessoa, um grupo e uma organização criativa.
Hoje em dia, expressões como ‘criativos’, ‘equipas criativas’, ‘organizações criativas’, ‘indústrias criativas’ e ‘organizar para a criatividade’ se tornaram correntes. E, a outros níveis, vemos mais exemplos em que a centralidade da agenda da criatividade é posta em evidência: ‘cidades criativas’, ‘clusters criativos’, ‘economia criativa’, entre outros. Esta unidade curricular analisa as implicações que o enfoque atual na criatividade apresenta para as práticas de gestão em contexto organizacional. Importa, desde logo, analisar os vários conceitos de criatividade, bem como as ferramentas disponíveis para abordar criativamente os problemas. A um nível mais amplo, é crucial percebermos como a própria gestão se tem vindo a reinventar de modo a potenciar processos e práticas criativas nas organizações, alimentando assim as respetivas necessidades de mudança e inovação. Criatividade e mudança organizacional são aqui analisadas como as duas faces de uma mesma moeda: a criatividade induz mudanças em processos e práticas; e conforme se muda, assim se potencia ou inibe a atividade criativa.
Período: 1ºSemestre