Nesta UC vamos navegar sobre a Psicolinguística.
Vamos conhecer as origens dessa disciplina que faz a interface da linguística com muitas outras áreas de conhecimento, como a psicologia, as neurociências, a educação e as artes.
Vamos estudar como a linguagem se desenvolve cognitivamente e como estudar essa cognição. Os métodos e abordagens da psicolinguística serão estudados através da leitura de estudos clássicos sobre a linguagem. As contribuições e principais descobertas da psicolinguística vão servir como arcabouço para entendermos essa cognição humana específica - a linguagem.
Vamos conhecer as origens dessa disciplina que faz a interface da linguística com muitas outras áreas de conhecimento, como a psicologia, as neurociências, a educação e as artes.
Vamos estudar como a linguagem se desenvolve cognitivamente e como estudar essa cognição. Os métodos e abordagens da psicolinguística serão estudados através da leitura de estudos clássicos sobre a linguagem. As contribuições e principais descobertas da psicolinguística vão servir como arcabouço para entendermos essa cognição humana específica - a linguagem.

- Professor: Juliana Novo Gomes
Período: 1ºSemestre
- Professor: António José Rodrigues Leal
Período: 1ºSemestre
- Professor: Maria Isabel Correia Dias
- Professor: Alexandra Cristina Ramos da Silva Lopes Gunes
Período: 1ºSemestre
- Professor: Maria Alexandra de Araújo Guedes Pinto
Período: 1ºSemestre
Objetivos
1. Adquirir instrumentos formais básicos que permitam compreender algumas relações fundamentais nas línguas;
2. Relacionar lógica e linguística de modo a tornar mais claros vários aspetos das línguas;
3. Levar os estudantes a compreender que alguns sistemas lógicos fornecem meios rigorosos para o estudo das línguas, mas não se confundem com estas.
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes deverão ter adquirido as seguintes competências:
1. Domínio básico de lógica proposicional e de lógica de predicados;
2. Capacidade de resolução de exercícios e de problemas na relação língua natural/lógica.
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Classes are taught in Portuguese.
1. Adquirir instrumentos formais básicos que permitam compreender algumas relações fundamentais nas línguas;
2. Relacionar lógica e linguística de modo a tornar mais claros vários aspetos das línguas;
3. Levar os estudantes a compreender que alguns sistemas lógicos fornecem meios rigorosos para o estudo das línguas, mas não se confundem com estas.
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes deverão ter adquirido as seguintes competências:
1. Domínio básico de lógica proposicional e de lógica de predicados;
2. Capacidade de resolução de exercícios e de problemas na relação língua natural/lógica.
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Classes are taught in Portuguese.
- Professor: António José Rodrigues Leal
Período: 1ºSemestre
- Professor: Maria de Fátima Henriques da Silva
Período: 1ºSemestre
- Professor: Joana Alexandra Vaz Teixeira
Período: 1ºSemestre