Objetivos
Dotar os estudantes de conhecimentos que lhes permitam:
1. Entender a evolução da investigação científica;
2. Compreender os diferentes métodos e práticas inerentes à construção do conhecimento científico;
3. Conhecer, de forma resumida, a importância da bioestatística no tratamento de resultados experimentais;
4. Entender as diferentes formas de divulgação do conhecimento científico e os processos de qualidade inerentes.
5. Compreender a estrutura de um artigo cientifico e as regras gerais para a elaboração de cada uma das suas partes;
6. Compreender o processo de publicação de artigos cientificos e os aspetos práticos nele envolvidos.
Resultados de aprendizagem e competências
Espera-se que os estudantes desenvolvam as seguintes competências:
1. Compreensão da natureza frágil do conhecimento científico;
2. Compreensão e capacidade de operacionalização dos métodos e procedimentos a utilizar num estudo de carácter
científico;
3. Capacidade de decisão sobre o modelo de investigação a seguir assim como o plano estatístico para
análise dos dados;
4. Capacidade de escolha das estratégias mais adequadas no controlo do plano de investigação;
5. Consciencialização ética nos estudos que envolvam pessoas ou animais.
Dotar os estudantes de conhecimentos que lhes permitam:
1. Entender a evolução da investigação científica;
2. Compreender os diferentes métodos e práticas inerentes à construção do conhecimento científico;
3. Conhecer, de forma resumida, a importância da bioestatística no tratamento de resultados experimentais;
4. Entender as diferentes formas de divulgação do conhecimento científico e os processos de qualidade inerentes.
5. Compreender a estrutura de um artigo cientifico e as regras gerais para a elaboração de cada uma das suas partes;
6. Compreender o processo de publicação de artigos cientificos e os aspetos práticos nele envolvidos.
Resultados de aprendizagem e competências
Espera-se que os estudantes desenvolvam as seguintes competências:
1. Compreensão da natureza frágil do conhecimento científico;
2. Compreensão e capacidade de operacionalização dos métodos e procedimentos a utilizar num estudo de carácter
científico;
3. Capacidade de decisão sobre o modelo de investigação a seguir assim como o plano estatístico para
análise dos dados;
4. Capacidade de escolha das estratégias mais adequadas no controlo do plano de investigação;
5. Consciencialização ética nos estudos que envolvam pessoas ou animais.
- Professor: Hélder Rui Martins Fonseca
- Professor: Daniel Moreira Goncalves
Período: 1ºSemestre