1 - Objetivos técnico-formativos
a) Transmitir uma boa compreensão, abrangente, da Arquitetura enquanto ato criativo e enquanto sistema de sub-sistemas, bem como o seu papel na prática da construção em Portugal.
b) Desenvolver a capacidade de ler / interpretar os projetos de arquitetura, através da assimilação da linguagem específica do desenho técnico de representação de projetos de arquitetura e dos espaços, em geral.
c) Incentivar os alunos para os princípios processuais que estruturam os projetos de arquitetura (hierarquia e sua constituição, faseamento, implicações regulamentares, políticas conjuntas na construção de habitações , etc), bem como para a eficácia da articulação dos profissionais de engenharia civil com o profissional arquitetura.
d) Refletir sobre os desafios da arquitetura no contexto de novos requisitos regulamentares europeus.
e) Demonstrar a importância dos factores que contribuem para o bom desempenho do Engenheiro Civil no domínio da Arquitetura e da Construção.
2 - Objectivos crítico-formativos
a) Assimilar o percurso analítico da arquitetura na evolução histórica do espaço arquitetónico, articulado às inovações construtivas e estruturais.
b) Enquadrar a revisão monográfica dos principais movimentos e obras de arquitetura (até hoje), de modo a ampliar a formação cultural e arquitetónica e a sensibilização para o "gosto".
c) Definir as suas competências profissionais ao nível do rendimento do trabalho em equipas multidisciplinares.
a) Transmitir uma boa compreensão, abrangente, da Arquitetura enquanto ato criativo e enquanto sistema de sub-sistemas, bem como o seu papel na prática da construção em Portugal.
b) Desenvolver a capacidade de ler / interpretar os projetos de arquitetura, através da assimilação da linguagem específica do desenho técnico de representação de projetos de arquitetura e dos espaços, em geral.
c) Incentivar os alunos para os princípios processuais que estruturam os projetos de arquitetura (hierarquia e sua constituição, faseamento, implicações regulamentares, políticas conjuntas na construção de habitações , etc), bem como para a eficácia da articulação dos profissionais de engenharia civil com o profissional arquitetura.
d) Refletir sobre os desafios da arquitetura no contexto de novos requisitos regulamentares europeus.
e) Demonstrar a importância dos factores que contribuem para o bom desempenho do Engenheiro Civil no domínio da Arquitetura e da Construção.
2 - Objectivos crítico-formativos
a) Assimilar o percurso analítico da arquitetura na evolução histórica do espaço arquitetónico, articulado às inovações construtivas e estruturais.
b) Enquadrar a revisão monográfica dos principais movimentos e obras de arquitetura (até hoje), de modo a ampliar a formação cultural e arquitetónica e a sensibilização para o "gosto".
c) Definir as suas competências profissionais ao nível do rendimento do trabalho em equipas multidisciplinares.
- Professor: Fernando Manuel Brandão Alves
- Professor: Bárbara Rangel Carvalho
- Professor: Ana Margarida Vaz Duarte Oliveira e Sá
Período: 1ºSemestre