i - promover e consolidar conhecimentos no âmbito da arte do último século, especialmente no que respeita às práticas artísticas grosso modo designadas da escultura, da instalação, da performance, do site-specific e da arte pública, com especial focagem em obras e autores de incontornável relevância que muito contribuíram para a prática e pensamento da cultura contemporânea.
ii - promover e consolidar competências de avaliação crítica em contexto com os movimentos mais emblemáticos ocorridos na segunda metade do século XX na Europa, e décadas seguintes nos Estados Unidos da América e América do Sul. Movimentos e principais protagonistas, obras e autores em contexto económico, politico e cultural.
iii - promover e consolidar sempre que necessário, conhecimentos mais abrangentes no âmbito da História da Arte (largo senso) com natural incidência na prática da escultura, privilegiando o estudo de casos (obras e autores) de incontornável notoriedade, nomeadamente nos aspectos que respeitam à produção das obras em contexto civilizacional (intercultural).
iv – consolidar ferramentas de estudo de forma a valoriza o potencial do estudante enquanto investigador, quer no plano especulativo, quer no plano operativo.
Apresentação/discussão de um trabalho científico 40%
Participação presencial 20%
Trabalho escrito 40%
ii - promover e consolidar competências de avaliação crítica em contexto com os movimentos mais emblemáticos ocorridos na segunda metade do século XX na Europa, e décadas seguintes nos Estados Unidos da América e América do Sul. Movimentos e principais protagonistas, obras e autores em contexto económico, politico e cultural.
iii - promover e consolidar sempre que necessário, conhecimentos mais abrangentes no âmbito da História da Arte (largo senso) com natural incidência na prática da escultura, privilegiando o estudo de casos (obras e autores) de incontornável notoriedade, nomeadamente nos aspectos que respeitam à produção das obras em contexto civilizacional (intercultural).
iv – consolidar ferramentas de estudo de forma a valoriza o potencial do estudante enquanto investigador, quer no plano especulativo, quer no plano operativo.
Apresentação/discussão de um trabalho científico 40%
Participação presencial 20%
Trabalho escrito 40%
- Professor: Maria Gabriela Vasconcelos de Sousa Pinheiro
Período: 2ºSemestre