Tal como apresentado na aula do
dia 6 de outubro, o meu trabalho consistiu, inicialmente, na disposição de um
caderno com folhas de texturas diferentes com piezos em cada uma delas,
juntamente com diversos meios riscadores sobre uma caixa de cartão que mais uma
vez apresentasse, no seu interior, um determinado número de piezos de acordo
com a sua necessidade. Sobre este conjunto de elementos surgiria uma lâmpada
suspensa que acendesse com a aproximação do observador, de modo a chamar a sua
atenção, pelo que o som do acender da mesma também devesse ser captado, sendo o
objetivo a amplificação de uma grande diversidade sonora, pelo que todas estas
vibrações seriam transmitidas para uns auscultadores. Serviram de referência os seguintes artistas e as respectivas obras: Adam Basanta - Sectioning; Zimoun - Cardboard Boxes; Maria Koshenkova (glass object), Richard Deutsch (interactive environment, sound), Christian Vogel (software) - Instalação sonora interativa; e Michele Spanghero - Cinetica : Promenade.
No entanto, após comentar com o professor a ideia, surgiram
algumas alterações, pelo que a preocupação maior deveria ser sobre o som em si,
e não a iluminação devendo deixar isso para mais tarde, caso houvesse a
necessidade. Para a maior captação e isolação sonora, decidiu-se levar tanto o
caderno como os meios riscadores para o interior de uma “caixa com luvas”, tais
como as que os químicos utilizam para manusear substâncias tóxicas. Para isso
fiz uma pesquisa sobre acrílicos para construir uma dessas caixas, mas
compensou mais a compra de uma caixa de plástico com transparência suficiente,
poupando assim dinheiro e tempo de execução, precisando apenas de fazer 3
aberturas. Foi também recomendada a utilização de um microfone pontual para a captação sonora, descartando então a
utilização de qualquer piezo. Quanto à sua amplificação, foi também recomendada
a alteração de uns auscultadores para a utilização de uma coluna, de modo que
todos no espaço tivessem a oportunidade de ouvir os sons que dali pudessem resultar.
Modo de execução:
Comecei o trabalho com a encadernação, tendo seguido os seguintes
passos:
Selecionar folhas de texturas diferentes, tamanho A4
Dobrar a meio e fazer 6 furos com a mesma distância
Colocar na ordem de preferência
Usar um cartão mais duro para capa e colar o papel de preferência do
lado exterior
Com linha e agulha ir cosendo o livro de acordo com o tutorial (min
12:42 - )
Decorar a capa com carimbo (o título da obra “Scribble me”), washi-tape
e uma corda para fechar o caderno.
Após ter esta parte do trabalho feita, passei à “caixa com luvas”,
que inicialmente deveria ter sido construída com acrílicos, porém o orçamento e
o tempo de trabalho seriam muito elevados, então optei por comprar uma caixa de
plástico suficientemente transparente para ser possível olhar para o seu
interior.
Segui os seguintes passos:
Comprar a caixa
Fazer marcações nos locais das aberturas pretendidas
Fazer as aberturas
Colar uma borda de madeira, por motivos de estética
E mais tarde fazer uma nova abertura para a entrada do microfone na
caixa
Colar uma esponja com alguma dureza e com uma pequena abertura no seu
centro para o microfone não estar diretamente em contacto com a caixa, evitando
captar as suas vibrações
Fazer duas caixas de origami para tapar a esponja, mais uma vez por
motivos de estética
Prender uma lata de lápis onde foram disponibilizados os diversos meios
riscadores no interior da caixa com o recurso a dois ímanes.
Seguidamente, coloquei o caderno e os meios
riscadores (lápis 8B, HB e 6H, e dois marcadores, juntamente com uma afia) no
interior da caixa, faltando apenas inserir o microfone com as ligações feitas
de modo a amplificar o som que futuramente surgisse do ato de riscar nas folhas
e de mexer nos lápis batendo na lata metalizada.
Relativamente às ligações feitas para que o som captado pelo microfone
fosse enviado para a coluna, utilizei os seguintes materiais:
microphone AKG SE 300 B blue line series
mesa de mistura
coluna
cabo XLR
cabo Jack TRS mono
Este microfone foi colocado na última abertura feita na caixa e foi ligado
à mesa de mistura através de um cabo XLR. Com um cabo de duas pontas jack TRS
mono, fez-se a ligação da coluna (conectada a uma fonte de energia) à mesma
mesa de mistura.
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