Entrega Final

Base de dados com documentação dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes.


Scribble Me, Gabriela Miranda, 2022
 Fotografia da instalação

Tal como apresentado na aula do dia 6 de outubro, o meu trabalho consistiu, inicialmente, na disposição de um caderno com folhas de texturas diferentes com piezos em cada uma delas, juntamente com diversos meios riscadores sobre uma caixa de cartão que mais uma vez apresentasse, no seu interior, um determinado número de piezos de acordo com a sua necessidade. Sobre este conjunto de elementos surgiria uma lâmpada suspensa que acendesse com a aproximação do observador, de modo a chamar a sua atenção, pelo que o som do acender da mesma também devesse ser captado, sendo o objetivo a amplificação de uma grande diversidade sonora, pelo que todas estas vibrações seriam transmitidas para uns auscultadores. Serviram de referência os seguintes artistas e as respectivas obras: Adam Basanta - Sectioning; Zimoun - Cardboard Boxes; Maria Koshenkova (glass object), Richard Deutsch (interactive environment, sound), Christian Vogel (software) - Instalação sonora interativa; e Michele Spanghero - Cinetica : Promenade.

No entanto, após comentar com o professor a ideia, surgiram algumas alterações, pelo que a preocupação maior deveria ser sobre o som em si, e não a iluminação devendo deixar isso para mais tarde, caso houvesse a necessidade. Para a maior captação e isolação sonora, decidiu-se levar tanto o caderno como os meios riscadores para o interior de uma “caixa com luvas”, tais como as que os químicos utilizam para manusear substâncias tóxicas. Para isso fiz uma pesquisa sobre acrílicos para construir uma dessas caixas, mas compensou mais a compra de uma caixa de plástico com transparência suficiente, poupando assim dinheiro e tempo de execução, precisando apenas de fazer 3 aberturas. Foi também recomendada a utilização de um microfone pontual para a captação sonora, descartando então a utilização de qualquer piezo. Quanto à sua amplificação, foi também recomendada a alteração de uns auscultadores para a utilização de uma coluna, de modo que todos no espaço tivessem a oportunidade de ouvir os sons que dali pudessem resultar.

 

Modo de execução:

Comecei o trabalho com a encadernação, tendo seguido os seguintes passos:

Selecionar folhas de texturas diferentes, tamanho A4

Dobrar a meio e fazer 6 furos com a mesma distância

Colocar na ordem de preferência

Usar um cartão mais duro para capa e colar o papel de preferência do lado exterior

Com linha e agulha ir cosendo o livro de acordo com o tutorial (min 12:42 -

)

Decorar a capa com carimbo (o título da obra “Scribble me”), washi-tape e uma corda para fechar o caderno.

 

Após ter esta parte do trabalho feita, passei à “caixa com luvas”, que inicialmente deveria ter sido construída com acrílicos, porém o orçamento e o tempo de trabalho seriam muito elevados, então optei por comprar uma caixa de plástico suficientemente transparente para ser possível olhar para o seu interior.

Segui os seguintes passos:

Comprar a caixa

Fazer marcações nos locais das aberturas pretendidas

Fazer as aberturas

Colar uma borda de madeira, por motivos de estética

E mais tarde fazer uma nova abertura para a entrada do microfone na caixa

Colar uma esponja com alguma dureza e com uma pequena abertura no seu centro para o microfone não estar diretamente em contacto com a caixa, evitando captar as suas vibrações

Fazer duas caixas de origami para tapar a esponja, mais uma vez por motivos de estética

Prender uma lata de lápis onde foram disponibilizados os diversos meios riscadores no interior da caixa com o recurso a dois ímanes.

 

Seguidamente, coloquei o caderno e os meios riscadores (lápis 8B, HB e 6H, e dois marcadores, juntamente com uma afia) no interior da caixa, faltando apenas inserir o microfone com as ligações feitas de modo a amplificar o som que futuramente surgisse do ato de riscar nas folhas e de mexer nos lápis batendo na lata metalizada.

Relativamente às ligações feitas para que o som captado pelo microfone fosse enviado para a coluna, utilizei os seguintes materiais:

microphone AKG SE 300 B blue line series

mesa de mistura

coluna

cabo XLR

cabo Jack TRS mono

 

Este microfone foi colocado na última abertura feita na caixa e foi ligado à mesa de mistura através de um cabo XLR. Com um cabo de duas pontas jack TRS mono, fez-se a ligação da coluna (conectada a uma fonte de energia) à mesma mesa de mistura.


Para a produção da obra estiveram envolvidas as seguintes pessoas (correspondendo-lhes as respetivas tarefas):

André Rangel – orientação e meios alternativos da execução da peça;

Patrícia Almeida – auxílio e orientação na escolha dos materiais eletrónicos;

Filipe Miranda – furar a caixa de plástico e opiniões;

Isabel Cruz – opiniões e auxílio na compra da caixa:

Rita Falcão, Renata Caramelo, Gabriela Leister, André Santos – experimentação da instalação e auxílio na gravação da mesma.

Relativamente a todas as outras tarefas, tais como a escolha dos materiais, a encadernação e a montagem das ligações sonoras, foram executadas por mim.

Vídeo da instalação