Lista de secções
Instalação Sonora e/ou Performance Sonora
Let’s face it: there is not enough sound art in the world. Museums are mostly packed with visual presentations of ideas, worlds and statements. Most of the time, sound ‘only’ has a supporting role. Do curators, visitors and artists realise it could take the lead?
Heidinga, Jannes, Setembro 2018
Base de dados com documentação dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes.
Computação Física - Tinkering
Physical computing is best understood by doing it rather than talking about it[…]
O’Sullivan, Dan and Igoe, Tom, 2004.
https://www.hangar.org/docs/docs_lab/PhysicalColmputing.pdf
Tinkering is what happens when you try something you don’t quite know how to do, guided by whim, imagination, and curiosity. When you tinker, there are no instructions—but there are also no failures, no right or wrong ways of doing things. It’s about figuring out how things work and reworking them.
Banzi, Massimo, 2009.
http://cmuems.com/resources/getting_started_with_arduino.pdf
Após a introdução ao microcontrolador arduino e ao ambiente de programação MAX, bem como da apresentação em aula de trabalhos e experiências de diversos autores, cada grupo de 3 estudantes vai conceber, produzir, documentar e apresentar uma obra de arte cuja experiência estética envolva um qualquer sistema original de computação física. A obra deverá produzir fenómenos sonoros e/ou visuais e deverá integrar pelo menos um microcontrolador bem como um ou vários tipos de transdutores (sensores ou atuadores).
Figura 1: Ilustração de um sistema de computação física segundo Dan O’Sullivan, Dan e Tom Igoe, Physical Computing, 2004
Calendário:
27 de Outubro – Apresentação da proposta e visualização de trabalhos e experiências de diversos autores. Organização dos grupos.
3 e 8 de Novembro – Mini workshop de Arduino e MAX.
10 de Novembro —Brainstorming, levantamento de recursos e possibilidades. Apresentação das intenções de cada grupo à turma.
15, 17, 22 e 24 de Novembro – Materialização, Execução.
29 de Novembro – Apresentação dos projectos finalizados.
6 de Dezembro – Apresentação da arte final e preparação da exposição.
12 de Janeiro – Entrega final da documentação no Moodle da descrição e documentação audiovisual do projeto documentado.
Horas de trabalho:
(40 presenciais + 56 trabalho autónomo) x 3 estudantes = 288 totais.
Relatório:
Semanalmente, cada estudante actualiza e entrega ao docente um relatório do trabalho realizado que especifique objectivamente as tarefas desenvolvidas bem como o tempo despendido a realizar cada uma dessas tarefas.
Bibliografia disponível na biblioteca da FBAUP:
Eustáquio, Luís Miguel Simões. Uma exploração de open hardware no campo da imagem, FBAUP 2012.
https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/70332/2/23839.pdf
Manovich, Lev. Software takes command, Bloomsbury, 2013.
Outra bibliografia sugerida:
Banzi, Massimo. Getting started with Arduino, Dale Dougherty, 2008.
http://cmuems.com/resources/getting_started_with_arduino.pdf
M. Mims, Forrest. Getting Started with Electronics, 1983
http://wbrc.in/ham/getting-started-in-electronics-forrest-m-mims-iii.pdf
O’Sullivan, Dan and Igoe, Tom. Physical Computing, Thomson Course Technology PTR, 2004.
https://www.hangar.org/docs/docs_lab/PhysicalColmputing.pdf
Sincronismo Audiovisual
Entrega final dos trabalhos de sincronismo audiovisual produzidos pelos estudantes.
Luz como meio e/ou como tema da obra de arte
[…] Working with light, the work of light, making things with and about light, is practice. When we speak of someone as “practical”, we think of a one-to-one relationship with materials and tools. That privileged close relation is still widespread in media, but the tools have become increasingly complex, and the forms of practice increasingly involve complex interactions not only of human beings but also technologies doing things, working, making.
[…] Light is the condition of all vision. The visual media are our most important explorations of this condition.
[…] By media I understand the physical processes—matter, energy dimension, and form—in which all human communication takes place, including money, sex, transport, weapons, and the panoply of communication channels through which we put into practice what social scientists abstract under the names “politics” and “economics”. Before we can communicate, we mediate.
[…] Mediation is the ground of relationship, the relationship that precedes and constructs subjects and objects.
[…] Light is such a mediation not only between people but also between human and nonhuman worlds. Light fills and forms the world.
Cubitt, Sean, The Practice of Light — A Genealogy of Visual Technologies from Prints to Pixels. The MIT Press, 2014.
[…] a luz e a iluminação são meios fundamentais na percepção de qualquer espaço. O seu desígnio e controle possibilitam transformar a aparência de determinados contextos espaciais e arquitectónicos.
[…] Trata-se de uma interacção híbrida entre meios. Entre seres humanos, como meios; e entre seres humanos e feixes de luz, ambos considerados meios. Os seres humanos e os seus gestos são a obra. A luz e o seu fluxo, controlado pelos gestos dos seres humanos, é a obra. Os feixes de luz sem os seres humanos e estes sem os feixes de luz, não possibilitam a obra.
Macedo, A., Estudo Particular das Dinâmicas Intermedia no Início do Século XXI. U.C.P., 2015.
https://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/16720/1/TeseAndreRangel.pdf
[…] the control of light forms the foundation of contemporary vision.
Sean Cubitt, Carolyn L Kane and Cathryn Vasseleu, Digital Light, edited by sean cubitt, daniel palmer and nathaniel tkacz. Open Humanities Press, London, 2015.
http://openhumanitiespress.org/books/download/Cubitt-Palmer-Tkacz_2015_Digital-Light.pdf
Arte Cinética e ou Arte Óptica/OpArt
As I was looking at those clouds I was thinking, wasn’t it John Constable, the early English landscape painter, who sketched clouds to try and convey their motions? That’s right! Well, I thought, why clouds, why not just motion? Why pretend they are moving, why not just move something? All of a sudden it hit me why not just movement? If there was such a thing as composing music, there could be such a thing as composing motion. After all, there are melodic figures, why can’t there be figures of motion? Like the figure eight, for instance, and various other figures. […]
I, myself, eventually came to look at the way things moved mainly to try to feel movement, and only feel it. This is what dancers do; but instead, I wanted to put the feeling of a figure of motion outside myself to see what I’d got .
Len Lye, 1984 In: In Figures of Motion: Len Lye, Selected Writings, edited by Wystan Curnow and Roger Horrocks. Auckland: Auckland University Press.
Optical art is comprehensive in scope and places a binding emphasis on perception. Basically, it distills the principles of art, using them singly and with force and commitment. It is the art of essentials, relying on total abstraction. To the layman optical art is sudden and immediate. [...] Response is direct. A child of five, while viewing an exhibit of optical art, said with delight, "The paintings are playing with me!" Optics, perception, and virtual movement are the responding forces of the observer. [...] The Gestalt principles help analyse optical painting and are also an aid as a synthesising force. [...] Optical painting may take various forms, but its foundation is non-objective perceptual response. Simplicity is its dominant and most essential characteristic. [...] Patterns another form of composition employed by the Op artist.[...]
Rene Parola, 1969 In: Optical Art: Theory and Practice. New York: Dove Publications, Inc.
[…]kinetic sculpture has at times been used in art history today to refer to an antiquated artistic practice, which has consequently contributed to a long-standing "flagrant dearth" of critical and historical engagement with movement in art. Despite this attitude there has been and increasing amount of exhibitions which have turned to avant-garde kinetic artworks and sought new interpretations of the roles and affects of movement in sculpture and installation. [...] this turn towards movement in art contributes to a key trend in contemporary art and give indiction to our current sense of contemporaneity in art and society.
Christina Chau, 2017 In: Movement, Time, Technology, and Art. Singapure: Springer Nature.
Objectivo
Revisitar e explorar Arte Cinética e/ou Arte óptica considerando conhecimentos e tecnologias disponíveis no principio da terceira década do século XXI.
Pesquisa
Cada estudante faz uma pesquisa sobre obras de arte ou de autores que recorrem às estratégias que caracterizam as obras de arte ditas cinéticas ou ópticas. Desta pesquisa cada estudante selecciona três obras que incluirá na apresentação do seu trabalho bem como na documentação.
Criação, Desenvolvimento e Apresentação
Cada estudante inventa, desenvolve e apresenta um obra original que responda a um dos três seguintes requisitos: 1, que produza movimento– induzido por forças naturais (animais, vegetais ou atmosféricas) ou mecânicas; 2, estática que favoreça a ilusão de movimento; 3, que combine os dois requisitos anteriores. As técnicas e dimensões da obra são da livre escolha de cada estudante.
O que entregar e apresentar
Cada estudante disporá de cinco minutos para apresentar o trabalho em aula. Cada estudante entrega na base de dados "Pesquisa Arte Cinética/Ótica", as referências às três obras seleccionadas durante a pesquisa. Na base de dados "Entrega Final" cada estudante apresenta o título da obra; uma descrição detalhada da obra; uma ficha da obra onde constem os materiais e técnicas utilizados bem como condições necessárias à apresentação da obra; dois registos fotográficos; e, caso a obra produza movimento, um link para um vídeo com a duração máxima de 1 minuto.
Calendário
20 de Abril: Apresentação da Proposta de Trabalho, Brainstroming.
27 de Abril: Publicação dos resultados da pesquisa na base de dados. Apresentação de Intenções–5 minutos por estudante–, comentários e feedback.
2 e 4 de Maio: Materialização da obra.
18 de Maio: Apresentação Intermédia.
23 de Maio: Arte final.
25 de Maio: Apresentação entre pares. Documentação e publicação do trabalho concluído na base de dados.
Critérios de avaliação
20% Participação e presença nas aulas; 25% Trabalho autónomo desenvolvido fora da aula devidamente verificável no desenvolvimento da obra; 30% Obra finalizada e respectiva apresentação (Potência estética, Robustez, Originalidade, Mestria Técnica). 25% Descrição e documentação audiovisual do projecto artístico concretizado.
Nota: trabalhos ou documentação apresentados ou entregues fora de prazo serão desvalorizados em 10% (da avaliação global) por cada semana.
Base de dados para entrega dos 3 resultados da pesquisa individual.