Entrega Final

Base de dados com documentação dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes.


Hearken, Íris Sobral, 2022
 

"Hearken" consiste numa performance em que é explorada a sensação da tentativa de interações interpessoais, resultando no seu consequente fracasso, devido a uma negligência e invalidação do que se tenta comunicar, ou por parte do remetente da mensagem, ou até do próprio emissor (podendo ser interpretado em ambos os sentidos, ficando ao critério do espectador).

Inspirada na obra de Vtol ("last breath"), Kanye West (excerto final da obra musical "Runaway"), "DYSTOPIE" sound art festival e cultura alternativa/associada ao movimento cyberpunk/distópico.

A aparência da obra consiste no performer (eu) a comunicar com a audiência, porém o som que sai do microfone e traduzido para as colunas é totalmente distorcido, inaudível e, até um certo ponto, doloroso (devido ao elevado volume).

A obra foi produzida através da conexão de um microfone Lavalier K-03, que é introduzido na máscara FERKO de 2 filtros, sendo esta costumizada com tinta de spray multiusos (a descrição de cada produto está especificamente referida na secção da ficha técnica), com dois tubos transparentes e um cabo de som (apenas com motivos decorativos), em que ambos foram cortados à medida com uma tesoura e inseridos na máscara com o auxílio de perfurações realizadas com um berbequim. A parte cosmética (associada ao vestuário e maquilhagem) é fortemente inspirada na estética cyberpunk, com um vestuário escuro e aparentemente "agressivo", sendo acompanhado de um look com eyeliner pesado, correntes, botas de combate em plataforma, entre outros.

No procedimento original, o microfone estaria ligado diretamente à mesa de mistura disponibilizada pela faculdade, porém, a entrada TRSS não se encontrava adaptável à mesma mesa sem o auxilio de um adaptador de 4 pinos para 3 pinos (TRSS para TRS), que infelizmente só se encontrava disponível por encomenda na internet. De modo a resolver-se este percalço, acabei por adquirir um adaptador USB 2.0 - USB-C, conectando-a ao meu computador. 

Devido ao facto de não poder conectar o microfone imediatamente à mesa de mistura (e não conseguir, então, realizar a distorção do som saído do dispositivo input na mesma), realizei a edição do aspeto vocal da performance no programa pré-instalado GarageBand, onde instalei um plug-in de distorção denominado de Bitcrusher.

Após várias experimentações com o plug-in, consegui obter, finalmente, o som pretendido para a performance, criando assim um som confuso, imperceptível e, como foi planeado inicialmente, incomodativo.

As tarefas para a conceção da obra consistem nas seguintes:

  • Reflexão realizada em função da proposta apresentada pelo professor;
  • Realização de sketches para o possível layout e objetivos da performance;
  • Compra dos materiais* para a execução prática da obra;
  • Montagem da obra;
  • Testagem do som e das possíveis circunstâncias em que a obra se insere;
  • Averiguação de todos os parâmetros e a sua consequente verificação da funcionalidade;
  • Obtenção de feedback;
  • Conclusão final.

Materiais utilizados para a execução da obra:

  • Máscara Ferko 2 filtros;
  • Spray multisuperfícies Rust 0.4L Prata Metalizado;
  • Rolo de tubo transparente;
  • Cabo de som 4M;
  • Microfone Lavalier K-03;
  • Mesa de mistura Yamaha MG10XUF;
  • Duas colunas Yamaha HS 5 MP;
  • Cabo USB 2.0 USB-C macho - USB A macho (4 mts);
  • MacBook Pro 13", 2016

Pessoas envolvidas na produção:

  • Conceptualização, execução da obra e edição do vídeo: Íris Sobral
  • Feedback forncecido: Brenda Franco, prof. André Rangel, familiares fora do contexto escolar
  • Auxílio no contexto da confecção do aspeto estético da obra: Conceição Gomes
  • Material fornecido da faculdade (mesa de mistura e colunas): Patrícia Silva

Hearken