Entrega Final

Base de dados com documentação dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes.


SINAPSE, Ana Miranda, 2022
 

Instalação desenvolvida no âmbito da unidade curricular Atelier Multimédia I do 2º ano de Licenciatura em Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes do Porto.

A obra “Sinapse” é uma metáfora para o processo neurológico e representa o som como consequência do toque, a ativação de um sentido como resposta ao estímulo de outro sentido.

As sinapses são ligações especializadas que permitem a comunicação entre neurónios. Os neurónios sensoriais são os que respondem a estímulos como o toque, o som e a luz.


A instalação consiste em duas telas de 50 x 75 cm (aprox.) pintadas com tinta-spray prateada e onde foi bordado um conjunto de luzes de natal brancas.

As telas foram coladas sobre duas placas pretas de plástico (que, juntamente com uma terceira placa que fica no chão, simulam uma divisão / espaço cénico dentro da sala de multimédia) num layout de canto (se considerarmos que cada tela se encontra num plano distinto, esses planos são perpendiculares).

A unir as duas telas encontram-se 4 fios de arame, cada um deles soldado a um jumper wire macho-macho de arduino. O arduino (uno), a breadboard e a peça das luzes com o botão para mudar o padrão das mesmas ficam escondidos numa estrutura de cartolina preta colada do lado esquerdo da tela esquerda.

Nessa mesma estrutura de cartolina foi aberto um buraco por onde passa o fio USB que liga o arduino ao computador. No computador está aberto o programa MAX com o patch desenvolvido e programado para ativar as samples quando o arame é tocado.

Para intensificar a experiência sonora, foram ligadas duas colunas ao computador com o auxílio de uma interface.

Arduino:

Para este projeto foi utilizado um Arduino Uno (compatível), uma breadboard, 8 resistências de 1 MΩ e 12 jumper wires (macho-macho).


(4 dos jumper wires que não estão presentes neste esquema são os que fazem a ligação da breadboard aos arames presos nas telas)

O código utilizado foi adaptado de um projeto de capacitive sensing disponível em https://www.instructables.com/Capacitive-Sensing-for-Dummies/

Foi também necessário instalar a library Capacitive Sensing Library by Paul Badger.

Código:

 #include <CapacitiveSensor.h>

CapacitiveSensor cs_4_2 = CapacitiveSensor(4,2); 

CapacitiveSensor cs_4_7 = CapacitiveSensor(4,7); 

CapacitiveSensor cs_4_8 = CapacitiveSensor(4,8);

CapacitiveSensor cs_4_12 = CapacitiveSensor(4,12);

void setup(){

cs_4_2.set_CS_AutocaL_Millis(0xFFFFFFFF);

cs_4_7.set_CS_AutocaL_Millis(0xFFFFFFFF);

cs_4_8.set_CS_AutocaL_Millis(0xFFFFFFFF);

cs_4_12.set_CS_AutocaL_Millis(0xFFFFFFFF);

Serial.begin(9600);

}

void loop(){

long start = millis();

long total1 = cs_4_2.capacitiveSensor(30);

long total2 = cs_4_7.capacitiveSensor(30);

long total3 = cs_4_8.capacitiveSensor(30);

long total4 = cs_4_12.capacitiveSensor(30);

//Serial.print(millis() - start); 

//Serial.print("\t"); 

Serial.print(total1);

Serial.print(" ");

Serial.print(total2); 

Serial.print(" ");

Serial.print(total3);

Serial.print(" ");

Serial.println(total4);

delay(10); 

}

MAX:


No patch foram utilizadas 4 samples retiradas do site freesound.org

Depois de montada a instalação foi necessário utilizar um number (i) para calibrar a sensibilidade dos arames uma vez que os sons estavam a ser ativados só pelo facto de os arames estarem em contacto com as telas.

Referências Sound Artists:

Coletivo BERRU https://berru.cargo.site

Tatsuru Arai https://www.tatsuruarai.com

Holly Herndon https://www.hollyherndon.com

Tarefas:

  • Pesquisa sobre neurónios
  • Pesquisa de referências de sound artists do século XXI
  • Procura de referências visuais para instalação
  • Download de software (arduino e max)
  • Comprar material: 2 telas 50 x 75cm; 1 frasco tinta spray prateada; 2 luzes de natal brancas (uma delas estragou-se quando tentava separar os fios); 1 fio de arame; camarões / cabides (acabaram por não ser utilizados para não danificar as placas pretas); alfinetes (acabaram por não ser utilizados porque não eram fortes o suficiente para suportar as 2 telas); 2 rolos de fita acrílica dupla face; 8 resistências de 1 MΩ
  • Download de samples e montagem do patch em MAX
  • Adaptação do código de arduino
  • Pintar telas
  • Bordar luzes às telas
  • Soldar arames a jumper wires
  • Montar espaço de exposição com placas pretas de plástico disponíveis na sala de multimédia
  • Fazer estrutura de cartolina para esconder arduino, breadboard e botão das luzes
  • Montar colunas e interface para conectar ao computador

Pessoas envolvidas:

  • Alexandre Pinto (auxílio na pesquisa sobre neurónios)
  • Diana Amadeu (arduino emprestado)
  • André Santos (exemplo de código arduino utilizado em projeto anterior)
  • Prof André Rangel (auxílio com código e patch)
  • Rita Falcão (extensão tripla emprestada)
  • Inês Ribeiro (serviu de modelo no vídeo)

https://vimeo.com/anmrnda