Estratégias de produção e das técnicas utilizadas: No momento em que a proposta de Sincronismo Audiovisual foi
apresentada, senti um maior interesse em trabalhar com animação, assim a execução
desta proposta surgiu essencialmente a partir do manuseamento dos programas
Krita e Adobe Premiere para o desenho dos elementos e para a edição e
construção do vídeo, respetivamente.
Dado que iria utilizar a música “Dreaming” – Coraline Soundtrack,
determinei-me a criar uma animação relacionada com o tema da substituição dos olhos
por botões (tal como é sugerido no filme “Coraline”), assim no primeiro
programa mencionado foram desenhados diversos elementos referentes ao filme (olho,
botão, efeito da íris e brilhos), no qual foi acedida a linha de tempo de
animação para que surgisse a possibilidade de desenhar o movimento da pálpebra e
da íris no olho em diferentes frames. Posteriormente, todos os elementos foram
importados para um projeto no programa Adobe Premiere no qual os diferentes
movimentos das figuras desenhadas correspondessem com a música escolhida.
O meu projeto recorreu essencialmente à multiplicação da
imagem em formato de padrão, assim como à rotação de certos elementos e ainda
sobreposição, sendo que o posicionamento, a escala e a opacidade dos mesmos também
foram alterados com bastante frequência.
Decidi representar as figuras com bastante simplicidade,
adotando um discurso monocromático, nos quais os elementos são representados por
mancha plana em branco ou preto havendo por vezes, o uso da linha, porém sobre
todas as camadas na pista de vídeo, apliquei um filtro que escureceu ligeiramente
a imagem e, ainda, adicionou-lhe algum grão.
Na animação é possível identificar de forma clara o
sincronismo com a música dos pequenos acontecimentos que vão surgindo aos
elementos, pelo que a narrativa explora os movimentos do olhar e do detalhe das
texturas da íris, que acaba por se assemelhar a um túnel (fazendo também
referência à passagem entre mundos no filme), sendo o olho substituído, no
final por um botão.
Tarefas e pessoas envolvidas na produção: - escolha da música
- desenho do olho + animação da pálpebra e da íris
- desenho do efeito da íris
- desenho do botão
- desenho dos brilhos do olho
- multiplicação dos elementos
- definição de valores (escala, opacidade, rotação e posicionamento) dos elementos - uma certa animação indireta
- créditos finais
Ao longo da execução do projeto, fui mostrando e pedindo a opinião dos meus familiares, assim como dos diferentes colegas da turma.
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