A fase inicial desta proposta teve como base o desejo de utilizar microfones de ondas eletromagnéticas e linhas geométricas. Por isso, inicialmente, comprei um microfone industrial e, depois, construí o meu próprio através de um tutorial já existente na internet. Convém ainda esclarecer que entende-se por ondas eletromagnéticas a fusão da libertação de fontes de energia elétrica e magnética, em simultâneo. Estas estão presentes nos mais diversos objetos e situações do nosso quotidiano como, por exemplo, nos telemóveis, bluetooth, rádio e internet sem fios. Assim, a função do microfone é captar, converter e amplificar as ondas recebidas. De seguida, apresento a referência onde tive contacto pela primeira vez com este sistema e, também, o tutorial que segui para a construção. link referência: https://www.instagram.com/p/Cl9wc1zMMYP/ 

Entretanto, criei um patcher inicial no MaxMSP com o objetivo de traduzir o som em imagem e com a ajuda do professor desenvolvi-o até ao seu estado final. Neste, existe uma faixa principal gerada a partir do som captado no momento pelos microfones e figurado numa linha branca. Para além desta, há mais seis faixas com efeitos visuais singulares que eu gravei ao longo da performance e lancei uma a uma no instante oportuno, de modo a criar um crescente visual e sonoro, estando o conceito de inconstante e de irrepetível sempre presente. 
Para concluir, em termos de opções de apresentação as minhas ideias iniciais convergiram logo para a criação de um ambiente num dos cantos da Cozinha com aparelhos elétricos variados. Para isso, contei com a ajuda indispensável da técnica Patrícia Vieira a fim de selecionar os objetos que teriam mais carga eletromagnética. Assim, a composição foi composta por 2 televisores crt com problemas de magnetismo, uma pequena televisão antiga amarela avariada, um par de colunas brancas e um par de colunas pretas (uma delas de menor dimensão por questões estéticas), uma mesa de som, um gira discos, um leitor de cassetes, um leitor de DVD's, uma torre de um computador, um monitor HP, um despertador com rádio, as 16 tomadas necessárias para alimentação e, por fim, o próprio computador e a sua fonte. Para a projeção das imagens geradas pelo código utilizei um projetor BENQ.
Fases do projeto: - Pesquisa de referências; - Idealização do projeto; - Criar patcher no MaxMSP; - Comprar microfone; - Procura de eletrônicos para o ambiente; - Comprar componentes para criar o microfone; - Criar segundo microfone; - Testar o ambiente com o código; - Montar o ambiente no espaço Cozinha; - Testar; - Apresentar; - Documentar; - Arrumar e transportar.
Lista de material:
- 2 televisores crt com problemas de magnetismo; - televisor rt; - leitor cassetes; - leitor DVD's; - torre de computador; - monitor HP; - despertador com rádio; - rato de computador; - gira discos; - 2 colunas pretas (HS7 e HS5); - 2 colunas brancas (HS7); - 3 extensões de 6 entradas; - 1 extensão simples; - computador; - projetor BENQ; - plinto; - mesa de som 12 canais; - 1 mini jack para 2 jacks; - 2 cabos jack para XLR; - cabo HDMI; - 2 conversores mini jack para jack; - 2 cabos de jack fêmea para jack macho; - microfone de ondas eletromagnéticas industrializado; - microfone de ondas eletromagnéticas criado.
Pessoas envolvidas: - André Rangel; - Técnica Patrícia Viana Almeida; - Alexandre Soares, António Henriques, Filipe Gonçalves, Gonçalo Ribeiro, Matilde Florêncio, Matilde Jacques, Samuel Silva: transporte do material do Pavilhão Sul para a Cozinha e vice-versa; - António Henriques: cedência de um cabo mini jack para dois jacks no momento da apresentação; - Edgar Morgado: opinião sobre a construção do microfone de ondas eletromagnéticas e verificação do sistema final. |