Código e Rotina Técnica: Inês Vieira Comecei por uma abordagem diferente com o resultado final. Numa primeira tentativa, foi feito um esquema onde as leds teriam uma rotina que seria controlada por um botão em cada fato. O problema desta abordagem, obviamente, é que acabaria por comprometer a sincronia de ambos os dançarinos. Fiz alguns mockups e tentativas e, após falar com o professor, cheguei à conclusão que seria 100% melhor fazer o trabalho com um módulo de arduino que seria ou: WiFi, rádio ou bluetooth. Escolhemos o módulo WiFi em grupo. Compramos os módulos NodeMcu v.1, que equivale ao Módulo ESP8266. Apartir dai, após muita pesquisa e tentativa, fui capaz de codificar uma rotina de LEDs que tocaria após os módulos receberem uma mensagem de 0 ou 1 proveniente do meu PC, host de uma rede WiFi através do endereço IP de cada módulo (foram utilizadas as bibliotecas Upd, ESP8266 e os objetos UDPSEND e UDPRECEIVE no MAX8). Fiz também os esquemas iniciais para as perfboards, que depois foram traduzidas pelo Vicente para o formato das perfsboards. No final de contas, não utilizei o Arduino UNO mas sim um NodeMCU v1, um battery pack, fitas led e as perfboards feitas pelo Vicente para construir a caixa que ficaria presa aos nossos corpos durante a performance. Ajudei a montar o palco e, obviamente, como dançarina, memorizei e ajudei o João com a coreografia e dei o meu input em todos os passos. Hardware e Música: Vicente Cruz Durante a fase inicial do nosso trabalho, não tive muito o que fazer visto que só podia começar a fazer as soldas e circuitos necessários quando tivessemos os materiais e os circuitos mapeados; tal como não pude estudar a música e apontar o seu ritmo até que tivesse sido escolhida a música para a performance.
Assim, grande parte do meu contributo foi adquirir o material e assistir a Ana na parte técnica da costura do guarda roupa, tendo sempre feito parte da discussão de grupo para todas as decisões, tal como todos os elementos do grupo.
Uma vez que os circuitos ficaram definidos pela Inês, comprei os perf boards e outras peças que nos faltavam e comecei a soldar o primeiro circuito. Eventualmente, e com grande dificuldade, completei ambos os circuitos. Os circuitos pediam minúcia e o material de solda que tinha ao meu dispor era limitado, mas após ser aconselhado pelo técnico Tiago consegui melhorar o meu trabalho e completar o que faltava.
Trabalhei com o MuseScore 4, para escrever os ritmos chave da música e para me orientar musicalmente, e o Audacity, para mapear o ritmo e timings da música. Este foi um processo maioritariamente matemático em que me baseei no bpm da música para saber, ao milisegundo, a duração de cada figura rítmica. Depois, restou a mim e à Inês um trabalho demorado de ditar números, copiar e colar linhas de código que a Inês já tinha desenvolvido, reescrever ritmos que precisavam de ter mais ou menos ênfase e experimentar com os LEDs até estarmos satisfeitos.
Pontualmente, costurei as bolsas onde ficariam as caixas com os circuitos LEDs, para as quais a Ana coseu os botões e as fivelas (que acabamos por ter de abandonar). Costura e Design de Figurino: Ana Oliveira Baseado no moodboard feito pelo João, criei 3 designs alternativos para cada dançarino, que foram posteriormente selecionados e remixados de acordo com o feedback do grupo.
Após registar as medidas dos corpos para ter como referência, passei para a fase de costurar os figurinos "teste" em tecido velho. Comecei pelo corpete do João, baseando-me num padrão encontrado num vídeo do Youtube. (
) As restantes peças não foram criadas a partir de padrões já existentes, mas sim concebidas com a ajuda técnica do Vicente, uma vez que eu nunca tinha costurado peças de roupa do 0 até este projeto.
Depois das peças teste já terem sido experimentadas e corrigidas, estas seriam usadas como os moldes para as peças finais. Na segunda visita ao Mundo dos tecidos, escolhemos e compramos o tecido para ambas as saias dos figurinos, optando por um tecido preto 100% poliéster, já que seria a opção mais económica e que atenderia a todas as características necessárias.
Para o corset e para o top da Inês, recolhi peças pretas que já tinha em casa para reaproveitar o tecido, acabando por usar tecido de 4 peças diferentes. Coreografia e Conceptualização da narrativa: João Madureira
Após a escolha da música, comecei por apontar várias referências coreográficas que pudessem vir a ser úteis a um processo de brainstorming de movimentos para a dança.
Esta, foi completamente baseada nos aspectos líricos e rítmicos da música “Sex Paranoïa” da interprete Goldilox, de modo a se poder criar uma narrativa que explorasse o líbido intrapessoal e interpessoal e a relação sexual entre dois indivíduos.
Foi um processo extenso no qual se procurou sempre acomodar ambos os dançarinos assim como os fatos e as bolsas que continham toda a parte de hardware do trabalho.
Acrescento que foi um processo coletivo, contando com discussão coletiva não só entre os dançarinos como com o grupo todo. |