Documentação dos trabalhos


Light Path
André Santos, Brenda Franco, Íris Sobral e Pedro Monteiro
Foto da instalação “Light Path”, no âmbito do projeto “Luz como meio e/ou obra de arte”, da unidade curricular Atelier de Multimédia I.

O projeto “Light Path” tem como intenção principal criar uma experiência imersiva e interativa: sendo o caminho o conceito-base da obra, é oferecida ao espectador a liberdade de o percorrer sem qualquer tipo de restrições ou regras.

A luz vermelha, juntamente com um vídeo abstrato que é projetado para todos os cantos da sala, a música de fundo, amplificada por colunas espalhadas nos cantos da sala e o fumo presente no chão adquirem um papel fundamental na criação duma atmosfera mais sombria, permitindo a exploração de variadas sensações ao espectador, tendo este uma liberdade total na forma como pretende interagir com a obra e com os seus componentes.

Todos estes elementos interligam-se de um modo uniforme e completam-se numa espécie de pacto, sendo assim todos essenciais para a criação do ambiente mais tenso (e até mesmo desconfortável).

Programação dos LEDs, através do Arduino, para criar uma sequência de piscar de luzes com intervalo;

- Produção de vídeo a ser projetado (captação do movimento de tinta sobre água), sendo depois o seu cromatismo editado no Sony Vegas Pro;

- Corte dos tecidos à medida rigorosa e o engomar, para uma apresentação cuidado dos mesmos;

- Confecção de ganchos para sustentar os panos de tecido no teto;

- Colocação do celofane vermelho nos LEDs e nos feixos de luz da sala;

- Disoosição/arrumação/organização da composição da sala, conforme e consoante o seu horário;

- Projeção do vídeo, colocando o projetor numa posição estratégica;

- Produção da música presente na instalação, no programa FL Studio.



Pesquisa e brainstorming de ideias para o projeto;

- Conceptualização e planeamento do projeto;

- Criação do orçamento para o seu desenvolvimento;

- Pesquisa de materiais para a execução do projeto (hardware e software);

- Obtenção dos materiais (especificados no rider técnico);

- Tecidos adquiridos numa fábrica têxtil;

- Planeamento da composição da sala;

- Testes dos materiais e das técnicas para o funcionamento do projeto;

- Requisição de material para o funcionamento da obra;

- Montagem da sala ao fim dos testes e obtenção total dos materiais;

- Teste final de averiguação do funcionamento de todos os equipamentos.



- Duas faixas de luzes LED;

- Projetor EPSON;

- Duas colunas Yamaha;

- Jumperwires;

- Dois Arduinos;

- Computador ligado ao projetor;

- Dispositivo MP3;

- Panos de tecido branco;

- Celofane vermelho;

- Fita adesiva preta;

- Duas powerbanks;

- Arames para prender os panos ao teto;

- Máquina de fumo.


https://youtu.be/OKHydwDUhn0