O nosso projecto consistiu em utilizar a lei da reflexão num espelho, no qual tínhamos pintado um rosto criado a partir da metamorfose de 3 personalidades diferentes, (Laerte Coutinho, Amelio Robles, Marsha Johnson) que acabaria por se reflectir na parede. Utilizámos 3 fontes de luz: uma fixa com uma potência elevada e duas com a liberdade de serem movidas pelo expectador com uma potência inferior à da luz principal. Para além disso, preparámos fotografias e artigos de jornal nas paredes laterais sobre as três pessoas que representámos no espelho, onde o espectador poderia usar as duas fontes de luz mais pequenas para "iluminar" essas personalidades, tanto literal como metaforicamente.
|
Buscamos alcançar a forma mais efetiva de se refletir uma imagem de um rosto apartir do reflexo de um espelho, através de pesquisas descobrimos possibilidades como pintar utilizando tintas não-solúveis em água, e após tentativa e erro utilizamos um estencil e tinta em spray para ser a base do amalgama de identidades, retocando detalhes com canetas permanentes. Foi necessária selagem da madeira que servia de suporte para o espelho. Recorrendo à referência visual de um crime-board, foi composto as extensões da obra nas paredes. Depois de tentativas e erros alcançamos as nuances e possibilidades de reflexões com lanternas e foco de luz com uma estrutura acoplada para lhe conferir mais potencia focal. |
A imagem no espelho foi criada digitalmente e depois elaborou-se um estêncil que foi utilizado para pintar a imagem. Foi utilizado um selante adesivo para proteger a parte de madeira do espelho e para evitar que a água escorresse para fora do espelho. O espelho foi então posicionado numa superfície mais alta para que a imagem reflectida ficasse centrada na parede e, utilizando lã, pendurámos as duas luzes mais pequenas ao lado da luz principal, que foi pendurada utilizando um adesivo especial para pendurar quadros. Também imprimimos imagens e jornais das pessoas na imagem e criámos uma espécie de quadro do crime nas paredes laterais utilizando o mesmo fío de lã.
Relatório individual sobre o que se foi feito:
Antonia: Em termos do que foi feito no projecto "Luz como meio e ou como tema da obra de arte", preparei parte da selagem do espelho, montei e tracei o stencil para o espelho, ajudei na pintura do mesmo, montei parte das imagens e fios utilizados nas paredes e encobri a CPU onde o espelho estava a ser colocado para ganhar altura, brainstorming e conceptualização geral, testes de stencil.
Gabriel: Selagem do espelho, pintura e retoques no stencil, brainstorming e conceptualização geral, testes com tintas sobre espelho, testes de stencil, transporte dos elementos e auxilio na montagem geral.
Gabriela: Pintura e retoques no stencil, tentativas de programação que posteriormente não foram incluidas, brainstorming e conceptualização geral, pesquisa e impressão de imagens montagem geral. |