Proposta de trabalho - Luz como meio e/ou como tema da obra de arte
Após a introdução ao tema da luz enquanto fenómeno físico e após a apresentação em aula de trabalhos e experiências de diversos autores, cada grupo de estudantes vai conceber, produzir, apresentar e documentar uma obra de arte multimédia cuja experiência estética integre a Luz como meio e/ou como tema do seu projeto artístico. A obra resultante deverá ser uma criação original de qualquer género – instalação, iluminação, video arte, performance ou qualquer forma artística que utilise qualquer tipo de luz como meio de expressão. Antes disso, cada estudante desenvolverá: uma pesquisa sobre outros autores que utilizem a luz como meio na sua produção artística – 3 obras, respectivas identificações e descrições sucintas que demonstrem uma compreensão clara das intenções, estratégias e técnicas dos autores; e uma proposta individual que apresentará ao grupo de trabalho e entre na base de dados proposta individual.
Lista de alguns dos autores cujo trabalho foi apresentado e comentado em aula: 1933, Dan Flavin; 1935, Bill Culbert; 1943, James Turrel; 1946, Anthony McCall; 1947, Stephen Knapp; 1965, Realities United; 1965, Chris Wood; 1966, Angela Bulloch; 1967, Olafur Eliasson; 1967, Rafael Lozano-Hemmer; 1969, Robert Henke; 1971, André Rangel; 1974, Matt Clark(UVA).

A entregar:
Cada grupo entrega nesta base de dados documentação que inclua: o título da obra; uma memória descritiva que inclua a apresentação do conceito e justificação do título; uma descrição detalhada das estratégias de produção e das técnicas utilizadas; uma ficha técnica em que identifique todas as tarefas e pessoas envolvidas na produção; um rider técnico em que identifique os meios utilizados e necessários; e uma hiperligação para um url onde se encontre disponível a documentação vídeo do trabalho.
Cada estudante entrega a sua proposta individual e a pesquisa (3 obras, respectivas identificações e descrições sucintas que demonstrem uma compreensão clara das intenções, estratégias e técnicas dos autores).
Calendário:
14 de Março – Apresentação da proposta de trabalho, aula teórica sobre percepção visual e luz enquanto fenómeno físico. Apresentação e comentário das obras de autores que utilizam a luz como meio de expressão.
16 de Março – Entrega da pesquisa e das propostas individuais. Apresentação das propostas em grupo, brainstorming e levantamento de recursos e possibilidades.
21 de Março – Apresentação à turma das intenções de cada grupo.
23, 28 de Março – Materialização, execução e acompanhamento dos trabalhos.
30 de Março – Apresentação entrepares.
11 de Abril – Melhorias dos projectos após feedback.
13 de Abril – Apresentação Final.
2 de Maio – e entrega da documentação.
Relatório:
Semanalmente, cada estudante actualiza e entrega ao um relatório do trabalho realizado fora do tempo de aula que especifique objectivamente as tarefas desenvolvidas bem como o tempo despendido a realizar cada uma dessas tarefas.
Critérios de avaliação:
20% Participação e presença nas aulas; 25% Trabalho autónomo desenvolvido fora da aula devidamente reportado nos relatórios e verificável no desenvolvimento da obra; 30% Obra finalizada e respectiva apresentação (Potência estética, Robustez, Originalidade, Mestria Técnica). 25% Descrição e documentação audiovisual do projecto artístico concretizado.
Nota: trabalhos ou documentação apresentados ou entregues fora de prazo serão desvalorizados em 10% (da avaliação global) por cada semana.
Tempo de trabalho por estudante:
36 horas de trabalho em aula;
50,4 horas de trabalho autónomo.