Proposta de trabalho.

Após a apresentação em aula, pelo professor, do trabalho dos autores Zimoun, Ronald Ven Der Meijs, Adam Basanta, Vtol, entre outros, cada estudante vai conceber, produzir, documentar e apresentar uma obra de arte cuja experiência estética envolva obrigatoriamente o sentido da audição. A obra deve produzir fenómenos sonoros através de um, ou da combinação de vários, dos seguintes processos: naturais, mecânicos, electrónicos e/ou digitais.

Obejtivos

– Explorar as especificidades da plasticidade do som.

– Incentivar a utilização de métodos transversais de pesquisa e análise dos casos de estudo escolhidos.

– Estimular a autonomia de investigação e de análise crítica. 

Calendário:

22 de Setembro – Apresentação da proposta.

27 de Setembro  – Som digital e crash course Max MSP. Brainstorming, levantamento de recursos e possibilidades.

29 de Setembro  – Som digital e crash course Max MSP. Construção de microfone de contacto.

4 de Outubro  – Som digital e crash course Max MSP.

6 de Outubro  –  Apresentação entre pares das intenções e desígnios.

11 de Outubro e 13 de Outubro – Materialização e Execução.

18 de Outubro - Apresentação intermédia.

20 de Outubro – Apresentação entre pares e documentação.

21 de Outubro – Entrega na plataforma Moodle.

TAREFAS PARA OS ESTUDANTES

Pesquisa

Cada estudante fará um levantamento de obras e autores que considere distintos no panorama da arte sonora (instalação e performance) no século XXI. Deste levantamento selecciona três obras que incluirá na apresentação de intenções à turma e na "Base de dados – Pesquisa" criada para este efeito.

Criação, Desenvolvimento e Apresentação

- Cada estudante cria e produz uma obra de arte sonora (instalação e/ou performance) que documentará em formato vídeo com duração mínima de 1 minuto e máxima de 5 minutos.

- Cada estudante terá 5 minutos para apresentar as suas intenções e mais 5 minutos para apresentar o resultado do trabalho durante a aula. Cada estudante entrega na base de dados "Entrega Final" a seguinte informação: o título da obra; uma descrição detalhada das estratégias de produção e das técnicas utilizadas; uma ficha técnica em que identifique todas as tarefas e pessoas envolvidas na produção; uma hiperligação para um url onde se encontre disponível a documentação vídeo do trabalho.

- Semanalmente, cada estudante actualiza e entrega via Moodle um relatório do trabalho realizado que especifique objectivamente as tarefas desenvolvidas bem como o tempo despendido a realizar cada uma dessas tarefas.

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Bibliografia disponível na biblioteca da FBAUP:

LaBelle, Brandon. Background noise : perspectives on sound art, Continuum Ed., 2010.

Outra bibliografia sugerida:

Kahn, Douglas. Noise, Water, Meat: A History of Sound in the Arts y First edition Edition, The MIT Press, 1999.

Licht, Alan. Sound Art: Beyond Music, Between Categories, Rizzoli; Har/Com edition, 2007.

Voegelin, Salome. Listening to Noise and Silence: Towards a Philosophy of Sound Art, Continuum Ed., 2010.

Websites a visitar:

http://magdimostafa.com
http://www.everydaylistening.com
https://gameoflife.nl/en/ https://www.designboom.com/art/carbonscape-h0nh1m-chris-cheung-01-15-2018/ https://www.designboom.com/art/etienne-bardelli-frederic-riviere-release-installation-03-13-2016/ https://www.designboom.com/technology/yuri-suzuki-garden-of-russolo-sound-installation-at-va/ https://www.designboom.com/art/luke-jerram-aeolus-wind-sound-sculpture-at-canary-wharf-london/ http://vtol.cc/filter/works

http://adambasanta.com/sectioning https://www.ronaldvandermeijs.nl/index

https://www.ableton.com/en/blog/motors-magnets-and-motion-electronic-instruments-physical- world/




Última alteração: quinta, 22 de setembro de 2022 às 09:28