Atelier I - Multimédia
Código: | AMI | Sigla: | AMI |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Artes Plásticas/Multimédia |
Ocorrência: 2022/2023 - A
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Artes Plásticas |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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AP | 29 | Plano de estudos de LAP_publicaçao em DR de 24/05/2021 | 2 | - | 24 | 270 | 648 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking studentsObjetivos
Desenvolver competências aplicadas à manipulação, separação, combinação e modificação de diferentes conceitos, matérias e técnicas, que tornem os estudantes em catalisadores e/ou agentes transformadores de meios, de espaço e de tempo.
Potenciar o impacto que a prática reflexiva tem no conhecimento dos estudantes, e simultaneamente, aumentar o reconhecimento que esta tem enquanto protocolo curricular no contexto académico.
Compreender as propriedades e características dos conceitos, dos materiais e das técnicas como componente fundamental da produção artística contemporânea.
Combinar a poiesis e a aesthesis em processos e sistemas artísticos onde o pensamento e a reflexão sejam indissociáveis da acção, ou seja, em que a teoria seja indissociável da prática, afirmando, precisamente a unidade (união), a amplitude e a reciprocidade da teoria e da prática.
Demonstrar e experimentar a variabilidade, intermedialidade e transmedialidade dos processos de criação artística contemporânea.
Experimentar e discutir as novas formas de expressão híbridas que não se constrangem a géneros convencionados e reconhecidos como instalação sonora, instalação vídeo, instalação interactiva, performance, entre outros.
Resultados de aprendizagem e competências
No Atelier Multimédia I, os estudantes devem dominar e divulgar a fusão de diferentes técnicas de apresentação, de representação e de transmutação – digitais e analógicas – bem como a dinâmica das mudanças e transformações que alteram a forma e a função dos meios existentes explorando a sua elasticidade e plasticidade. Desta forma, fomentando a pesquisa em acção e a investigação pela prática num processo criativo, possibilita-se a construção, aquisição e transmissão de conhecimento numa linguagem híbrida.
Os estudantes devem demonstrar o domínio de actividades processuais e transformativas das quais resultem obras de arte contemporânea capazes de provocarem movimentos de diversas qualidades e que amplifiquem a acção humana.
Modo de trabalho
PresencialPrograma
- Filosofia da arte, teoria e prática, prática reflexiva.
- Desambiguação dos conceitos Mixed Media, Intermedia, Multimédia, New Media, Hypermedia e Moistmedia.
- Arte e multimédia, resenha histórica e antecedentes.
- Arte contemporânea. Comentário e discussão de obras artísticas de Autores contemporaneos reconhecidos.
- As tecnologias e as técnicas, enquanto meios indispensáveis ao processo de criação artística, bem como a sua importância do ponto de vista epistémico, na percepção e na construção de conhecimento.
- Combinações de quaisquer meios disponíveis para expressão artística – biológicos, analógicos, electrónicos e/ou digitais.
- O potencial semântico dos conceitos, materiais e técnicas com que se concretizam as obras de arte contemporânea e a dialética inerente ao diálogo do artista com os conceitos e materiais que utiliza ou rejeita no ‘fazer’ das suas experiências artísticas.
- Formas de expressão híbridas e a fluidez na fusão de meios analógicos e digitais.
- Será facilitado aos estudantes o acesso a modernas linguagens de programação, de computadores e de microcontroladores, para que estas também possam ser utilizadas como meios no processo de criação artística multimédia.
Bibliografia Obrigatória
Lev Manovich; The^language of new media. ISBN: 0-262-63255-1Bibliografia Complementar
Baker, G.; Entr’acte, 2003Barton, B.; Subjectivity [] Culture [] Communications [] Intermedia: A Meditation on the“ impure interactions” of Performance and the“ in-between” Space of Intimacy in a Wired World., 2008
Bennett, P., & O’Modhrain, S. ; Towards Tangible Enactive Interfaces, 2007 (In Proceedings of ENACTIVE/2007)
Benjamin Walter; The^work of art in the age of mechanical reproduction. ISBN: 978-0-141-03619-9
Bongers, B.; Interactivation - Towards an E-cology of People, Our Technological Environment, and the Arts., 2006
Breder, H., & Busse, K.-P. (Eds.); Intermedia: Enacting the Liminal. , Books On Demand., 2005
Christensen, R. C.; The Art of Noise after Futurism, Nordic Network of Avant-Garde Studies.
Cseres, J.; In Between as a Permanent Status: Milan Adamčiak’s Version of Intermedia., Leonardo Music Journal, 2009
Corrigan, R. W.; The First Ten Years. The Tulane Drama Review, 10(4), 1966
Eskilson, S.; Thomas Wilfred and Intermedia: Seeking a Framework for Lumia, Leonardo, 2003
Foster, H.; Dada Mime., 2003
Frank, P.; The Arts in Fusion: Intermedia Yesterday and Today, H. Breder & K.-P. Busse , 2005
Glusberg, J.; From Leonardo to Intermedia Revolution, 1980
Foster, S.; The Signifying Body: Reaction and Resistance in Post-modern Dance., Theatre Journal, 1985
Fornäs, J.; Passages Across Thresholds: Into the Borderlands of Mediation., 2002 (Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies.)
Fornäs, J., Klein, K., Ladendorf, M., Sundén, J., & Sveningsson, M. ; Into Digital Borderlands. In digital borderlands cultural studies of identity and interactivity on the internet., New York: Peter Lang., 2002
Hertz, P.; Synesthetic Art: An Imaginary Number?, Leonardo, 1999
Higgins, D.; Intermedia. The Something Else NEWSLETTER, 1966
Higgins, D.; Intending. The Something Else NEWSLETTER, 1966
Higgins, D.; Boredom and Danger, The Something Else NEWSLETTER, 1968
Higgins, D.; The Origin of Happening., American Speech, 1976
Higgins, D.; The New Humanism, PAJ: A Journal of Performance and Art, 1979
Higgins, D.; Horizons, Roof Books., 1998
Higgins, D., & Higgins, H. ; Intermedia, Leonardo, 2001
Higgins, D.; Manifestos - Great Bear Pamphlet by Something Else Press., Something Else Press., 1966
Higgins, D., & Zurbrugg, N. ; Looking Back, PAJ: A Journal of Performance and Art, 1999
Higgins, H.; Intermedial Perception or Fluxing Across the Sensory, The International Journal of Research into New Media Technologies, 2002
Kaplan, J. A., Hendricks, B., Hendricks, G., Higgins, H., & Knowles, A.; Flux generations., Art Journal, 2000
Kahn, D.; Noise, Water, Meat: A History of Sound in the Arts, MIT, 1999
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas expositivas, de demonstração, de discussão, oficinais e de apresentação dos trabalhos realizados.
É proposto aos estudantes a exploração de processos metodológicos iterativos, em que a própria metodologia seja continuamente analisada, reconsiderada e redesenhada para responder às necessidades de cada novo momento no processo de criação artística, ou seja, um processo de criação que integra, molda e determina a metodologia e em que a metodologia pode não determinar o processo de criação.
Software
Max, Proccessing e Arduino IDETipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame finalComponentes de Avaliação
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 20,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 80,00 |
Total: | 100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 240,00 |
Estudo autónomo | 120,00 |
Frequência das aulas | 288,00 |
Total: | 648,00 |