Modelos Experimentais em Neurociências
Código: | MeN_07 | Sigla: | MEN |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Neurociências |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Biomedicina |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Neurobiologia |
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MNB | 15 | Plano de Estudos em vigor | 1 | - | 6 | 53,5 | 162 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking studentsObjetivos
- A unidade fornece conhecimentos teórico-práticos sobre os vários modelos experimentais de uso corrente nas Neurociências.
Resultados de aprendizagem e competências
O aluno fará uma aprendizagem “hands on” em laboratório das metodologias disponíveis para produção de modelos experimentais, dos seus fundamentos, aplicação, requisitos práticos, vantagens, limitações, e do tipo de respostas que cada um fornece. O estudante será confrontado com questões relativas à adequação dos modelos ao objetivo do estudo e sua validação bioquímica, molecular e comportamental. O estudante desenvolve a capacidade de planear corretamente a abordagem de questões científicas em diferentes áreas das neurociências através do uso do modelo mais adequado. Estas competências ajudarão o estudante no desenho e no desenrolar do projeto de investigação da sua tese de mestrado, e permitir-lhe-ão compreender o trabalho realizado por outros investigadores, incentivando-o a procurar colaborações externas de forma a reunir resultados complementares.Modo de trabalho
PresencialPrograma
A unidade curricular organiza-se em quatro módulos que, complementando-se entre si, permitem ao estudante entrar em contacto com os fundamentos teóricos e práticos da produção de diferentes tipos de modelos experimentais in vivo (cirúrgicos, metabólicos, inflamatórios), in vitro (cultura celular), mutantes e transgénicos, úteis na investigação das diversas áreas das neurociências. Serão também abordadas as suas vantagens e desvantagens, e os princípios que devem reger a escolha do modelo mais apropriado aos objetivos de cada estudo, bem como a adequada validação bioquímica, molecular e comportamental dos modelos experimentais.Módulo 1 – Modelos animais de doença (Produção e Validação) – Fani Neto (coordenador): Fundamentos da produção e validação de modelos animais ; Modelos de doenças degenerativas, Modelos de dor crónica somática, Modelos de inflamação e dor visceral, Modelos de lesão do sistema nervoso, Modelos animais de adição, Zebra-fish como modelo na investigação em neurociência, Uso de Drophosila na investigação em neurociência, Modelos de doenças metabólicas, Validação de modelos animais.
Módulo 2 – Manipulação Genética em Ratinho: Mutação e Transgénese – Miguel Soares (coordenador): Desenvolvimento embrionário de ratinho; Colheita, cultura e manipulação de embriões pré-implantação; Produção de ratinhos transgénicos e quiméricos; Estratégias de transgénese; alterações genómicas de células estaminais embrionárias; introdução de DNA exógeno; deteção e análise do genoma de ratinho.
Módulo 3 – Modelos in vitro – Adriana Rodrigues (coordenador): Introdução às culturas de células neuronais, treino introdutório aos conceitos básicos de cultura de células, cultura de células primárias, linhagens de células neuronais, culturas organotípicas, Cultura ex-vivo de hipocampo de roedores.
Módulo 4 – Avaliação comportamental – Joana Ferreira Gomes & Clara Monteiro (coordenador): Análise etológica do comportamento, Comportamento em roedores - Avaliação psicofísica, Comportamento em roedores - Avaliação cognitiva, Planeamento de experiências de comportamento em neurociências, Análise prática do comportamento.
Bibliografia Obrigatória
Chris M. Nichols, Terence M. Myckatyn, Susan R.; Choosing the correct functional assay: A comprehensive assessment of functional tests in the rat. Behavioural Brain Research 163 (2005) 143–158Edited by Erwan Bezard, Antonio Pisani and Oliver Berton.; Neuroscience Disease Models. Neuroscience Volume 211, Pages 1-184 (1 June 2012).
R. Ian Freshney, Wiley-Liss; Culture of animal cells a manual of basic technique.
L. W. Haynes (editor); The Neuron in Tissue Culture. IBRO Handbook series: methods in Neuroscience volume 18., John Wiley & Sons
Bibliografia Complementar
Chris M. Nichols, Terence M. Myckatyn, Susan R. Rickman, Ida K. Fox, Tessa Hadlock, Susan E. Mackinnon; Choosing the correct functional assay: A comprehensive assessment of functional tests in the rat. Behavioural Brain Research 163 (2005) 143–158Puccio H.; Multicellular models of Friedreich ataxia. J Neurol (2009) 256 [Suppl 1]:18–24
Flinn L1, Bretaud S, Lo C, Ingham PW, Bandmann O.; Zebrafish as a new animal model for movement disorders. J. Neurochem. (2008) 106, 1991–1997.
Augusto Vitale, Arianna Manciocco, Enrico Alleva; The 3R principle and the use of non-human primates in the study of neurodegenerative diseases: The case of Parkinson's disease. Neuroscience and Biobehavioral Reviews 33 (2009) 33–47
Bingwei Lu and Hannes Vogel; Drosophila Models of Neurodegenerative Diseases - Annual Reviews. Annu. Rev. Pathol. Mech. Dis. 2009. 4:315–42
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A unidade curricular baseia-se em aprendizagem prática, “hands on”, em ambiente de laboratório. Esta é previamente fundamentada, através de um pequeno número de sessões teóricas e teórico-práticas, onde são lecionados os princípios teóricos básicos à compreensão e execução das diferentes metodologias de produção, uso e validação de modelos experimentais em neurociências. O tamanho pequeno dos grupos é garantido, sempre que necessário (dependente do nº de estudantes inscritos) pela multiplicação das sessões práticas. Os estudantes têm acesso prévio a bibliografia específica e são aconselhados a procurarem os docentes sempre que necessário.Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame finalComponentes de Avaliação
Designação | Peso (%) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 30,00 |
Participação presencial | 15,00 |
Prova oral | 5,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 10,00 |
Estudo autónomo | 100,00 |
Frequência das aulas | 40,00 |
Trabalho escrito | 12,00 |
Total: | 162,00 |
Obtenção de frequência
Frequência aos quatro módulos com aproveitamento mínimo (>9,5 valores) em cada um.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final (CF) é a média das classificações de cada módulo.CF= (M1+M2+M3+M4)/4
Aprovação implica CF>9,5 valores (em 20)
A avaliação em cada módulo terá em conta a capacidade crítica e preparação prévia do estudante, e a prestação nas sessões práticas e será feita da seguinte forma:
Módulo 1: Trabalho escrito individual sobre um modelo in vivo de doença na área das neurociências com visão crítica relativamente aos seus pontos fortes e fracos;
Módulo 2: Seleção e apresentação oral de artigo científico que utilize um modelo de ratinho geneticamente manipulado e avaliação crítica da adequação do modelo na resolução do problema científico;
Módulo 3: Trabalho escrito individual adqeuado ao tema do módulo;
Módulo 4: Apresentação e discussão de artigos pelos alunos.
Melhoria de classificação
Existe a possibilidade de melhorar a classificação à UC, durante a época de recurso, através da realização de um exame global que englobe os conteúdos de todos os módulos que compõem a UC. É também possível a realização de melhoria por frequência de cada módulo individualmente, de acordo com o estipulada pelo(s) coordenador(es) de cada módulo.