Sincronismo Audiovisual – Proposta de trabalho
Ao longo dos tempos vários foram os modelos e dispositivos que visaram a performance em tempo real de eventos visuais e sonoros. De acordo com Golan Levin (Levin 2000) o sincronismo de imagens e sons é variavelmente conhecido como música ocular, música visual, música colorida ou música para os olhos. O poder dos computadores modernos e a sua capacidade de processamento oferecem novas possibilidades à composição musical, visual e multi-sensorial.
Após a visualização das obras apresentadas em aula pelo professor e elencadas em anexo a esta proposta, cada estudante irá conceber e produzir uma composição audiovisual livre em que seja evidente o sincronismo entre acontecimentos sonoros e visuais. As estratégias de produção, as técnicas e os conteúdos sonoros e visuais são escolhidos livremente por cada estudante.
OBJECTIVOS
- Explorar a capacidade criativa de manipulação, edição e/ou performance simultânea de imagens em movimento e som.
- Criar material audiovisual em que os itinerários sonoros e visuais se potenciam reciprocamente.
PESQUISA
Cada estudante elabora uma pesquisa sobre trabalhos e autores que tenham produzido obras audiovisuais em que o sincronismo entre imagens em movimento e sons seja evidente. Desta pesquisa, cada estudante escolhe 3 trabalhos para incluir na apresentação/entrega do seu trabalho. Os 3 trabalhos seleccionados não deverão constar na lista de trabalhos apresentados pelo professor em aula. Estes 3 trabalhos deverão ser identificados com o nome do autor, o nome da obra, o ano de produção ou de publicação e um breve parágrafo em que sejam descritas as estratégias, técnicas e meios utilizados pelos autores na execução dos seus trabalhos.
CRIAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E APRESENTAÇÃO
Cada estudante cria e produz uma obra audiovisual (instalação, performance ou simplesmente um video sonorizado) da qual apresentará um vídeo (documental ou a própria obra) com a duração mínima de 1 minuto e máxima de 10 minutos.
Cada estudante terá 5 minutos para apresentar o resultado do trabalho durante a aula.
Cada estudante entrega na base de dados denominada "Pesquisa SAV": os resultados da pesquisa (3 obras, respectivas identificações e descrições).
Cada estudante entrega na base de dados denominada "Entrega SAV" o título da sua obra; uma descrição detalhada das estratégias de produção e das técnicas utilizadas; uma ficha técnica em que identifique todas as tarefas e pessoas envolvidas na produção; uma hiperligação para um url onde se encontre disponível a documentação vídeo do trabalho.
Semanalmente, cada estudante actualiza e entrega no Moodle um relatório do trabalho realizado que especifique objectivamente as tarefas desenvolvidas bem como o tempo despendido a realizar cada uma dessas tarefas.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
15% Participação e presença nas aulas; 25% Trabalho autónomo desenvolvido fora da aula devidamente reportado nos relatórios e verificável no desenvolvimento da obra; 40% Obra finalizada e respectiva apresentação (Potência estética, Robustez, Originalidade, Mestria Técnica). 20% Descrição e documentação audiovisual do projecto artístico concretizado.
Nota: trabalhos ou documentação apresentados ou entregues fora de prazo serão desvalorizados em 10% (da avaliação global) a cada semana de atrazo.
PRAZO DE ENTREGA DOS TRABALHOS
Quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2023.
CALENDÁRIO
7 de Fevereiro – Apresentação da proposta de trabalho. Visualização, audição e comentário de obras de autores que utilizaram o sincronismo audio visual como meio de expressão. Pesquisa, brainstorming, levantamento de recursos e possibilidades.
14 de Fevereiro – Keynote Som, Música e Imagens em Movimento. Mini workshop Max/MSP Jitter para sincronismo audiovisual em tempo real. Pesquisa, brainstorming, levantamento de recursos e possibilidades.
16 de Fevereiro – Apresentação à turma das intenções de cada estudante e dos resultados da pesquisa. Publicação na base de dados "Pesquisa SAV". Mini workshop Max/MSP Jitter para sincronismo audiovisual em tempo real.
23 e 28 de Fevereiro – Materialização e execução. Acompanhamento individual.
2 de Março – Apresentação dos projectos finalizados. Entrega final da documentação na base de dados.
HORAS DE TRABALHO
Trabalho em Aula – 20 horas.
Trabalho autónomo – 28 horas.
Total – 48 horas.